LocalPrimeira Vista

Todos juntos à volta do centenário de José Macedo Fragateiro

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

Amigos, professores, ex-alunos, autarcas, políticos de todos os quadrantes, todos se juntaram à sessão comemorativa do centenário de José Macedo Fragateiro na escola da qual é patrono.

A sessão começou com a inauguração do busto do homenageado realizado pelo artista plástico ovarense, Marcos Muge. Jodé Fragateiro, o filho, recordou que o artista o convidou várias vezes para dar opiniões sobre o trabalho o que ele recusou. “Disse-lhe que não podia dizer para ele acrescentar isto ou retirar aquilo, pois a obra tem que resultar da visão do criador e não de qualquer outro, correndo o risco de a transformar em algo pior que o busto do Cristiano Ronaldo”, gracejou.

“Independentemente de ser meu pai, não deixa de ser uma efeméride e o povo de Ovar é de boa memória e como tal não esquece os seus políticos, artistas, professores e outros que se distinguem”, agradeceu.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, recordou “a grande personagem” que foi José Macedo Fragateiro. “Não tive o privilégio de estar com ele, mas sei que devemos honrar o nosso passado, ainda mais quando estamos a falar de alguém que teve um percurso notável”. Apesar do patrono da escola ter sido sempre de esquerda, nomeadamente, na sua ligação à fundação do PS, o eleito social-democrata não teve pejo em reconhecer que “se, hoje, eu sou presidente de Câmara a ele o devo, porque vivemos em liberdade e ele teve um papel fundamental nessa conquista durante anos e anos”.

Lembrando que, por via da luta que travou, o homenageado esteve preso na célebre cela 40 de Caxias que partilhou com Mário Soares, Salgado Zenha e outros, sublinhou não ser por acaso que o auditório da sessão apresentava “uma mistura de altos dirigentes de todos os partidos políticos”. Colocado perante o vulto, é “com humildade que aqui estou a homenagear esse grande socialista que foi José Macedo Fragateiro”.

O edil ofereceu então um peça a assinalar a data a José Fragateiro, filho do homenageado, que agradeceu o gesto e a presença de todos os que se quiseram associar à cerimónia.

O presidente da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente de Pereira, Bruno Oliveira, agradeceu o convite para estar presente e felicitou a presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária José Macedo Fragateiro, Cecília Oliveira, pela iniciativa. Esta mostrou-se feliz por estar a cumprir o que prometera e entre as diversas iniciativas e homenagens que recordou, lançou o repto á autarquia para reeditar a obra que o patrono deixou escrita. (Foto: Ricardo Carvalhal/Diário de Aveiro)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo