CulturaPrimeira Vista

Pão de Ló foi eliminado das “7 Maravilhas Doces”

Os Ovos Moles de Aveiro ganharam a eliminatória de Aveiro e o Pão de Ló de Ovar foi eliminado do concurso.

É que em segundo lugar ficou o doce de Arouca, Barrigas de Freira. Havia esperança de que o doce vareiro fosse um dos segundos mais votados que se qualificam para uma repescagem, mas tal não sucedeu.

O doce arouquense liderou a votação durante muito tempo e só caiu para segundo ontem à tarde. O Pão de Ló de Ovar terá fica em terceiro lugar, na melhor das hipóteses.

A novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas. Para isso, é importante que o doce vareiro tenha ficado em segundo lugar, o que ainda não se sabe

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em directo na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

O Conselho Científico é um órgão constituído para apoiar a Organização do Concurso na elaboração do regulamento, na verificação das candidaturas e nas tomadas de decisão, tendo o objectivo de libertar a Organização de quaisquer tomadas de posição face aos candidatos a concurso, assegurando por isso, a máxima idoneidade, independência e equidistância do processo.

As 7 Maravilhas Doces de Portugal® contam com os seguintes membros no Conselho Científico:
ACPP – Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal;
AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal;
APN – Associação Portuguesa de Nutrição;
FPCG – Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas;
Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural;
RIPTUR – Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior com Cursos na área do Turismo;
Turismo de Portugal – Escolas.

(notícia actualizada no dia 9 de julho, às 11h47)

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo