Local

Azulejos recuperados na Rua Dr. José Falcão

O Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA) finalizou, na passada semana, mais uma intervenção de conservação e restauro numa fachada azulejar, desta vez, na Rua Dr. José Falcão.

Esta intervenção consistiu na conservação e restauro de um conjunto de azulejos e de 2 pinhas em faiança retiradas da platibanda. As pinhas foram removidas pelo construtor, recuperadas na oficina de restauro do ACRA, e recolocadas por técnicos do ACRA.

Os azulejos foram igualmente recolocados pelo construtor contratado pelo proprietário, com o acompanhamento do atelier especializado.

A Câmara Municipal de Ovar recorda que é “a única autarquia do país” que dispõe de um atelier com estas características, com o propósito de investigar, salvaguardar e recuperar fachadas históricas dos séculos XIX e XX.

O ACRA tem visto o seu trabalho premiado por diversas vezes, nomeadamente este ano, em que o projecto “Jogos de rua, sonhos de parede”, desenvolvido no âmbito do Espaço Lúdico do Azulejo (ELA), voltou a receber uma Menção Honrosa do “SOS Azulejo”.

O projeto “SOS Azulejo” é de iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária (MPJ), órgão da Escola de Polícia Judiciária (EPJ), e nasceu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica actualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria.

Para mais informações contacte o Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo da Câmara Municipal de Ovar através do telefone 256 509 180 ou do email [email protected].

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo