Comunidades

Passaram 40 anos sobre o acidente ferroviário de Alcafache

O Grupo COMAFA- Comissão Organizadora Movimento Acidente Ferroviário de Alcafache vai organizar as cerimónias no 40º Aniversário do 11 de Setembro “português”, que se realizam no domingo, dia 14 de Setembro.

A referida comissão começou a organizar estas efemérides em 2001 pela mão da Associação dos Emigrantes de Válega, em 2001. Logo em 2004 apresentou à Câmara Municipal de Mangualde e juntas de freguesia vizinhas de Moimenta e Espinho um projeto de melhoramentos e embelezamento cujo objetivo era “dar mais dignidade ao espaço fatídico e assim honrar as cerca de 150 pessoas de emigrantes que ali pereceram.

As obras arrancaram em 2005 tendo sido erigido um Memorial e um Mural que têm sido melhoradas desde então.

Mesmo continuando inacabado, esta Comissão para este ano idealizou acrescentar ao projeto existente um conjunto de novos elementos para melhoramentos ao espaço fatídico.

Augusto Sá, valeguense que preside à COMAFA, anuncia que pretende agora edificar, no local, uma capelinha/alminhas com a N. Sra. Dos Emigrantes, e ainda o calcetamento ou alcatroamento da rua, uma lápide toponímica com a denominação da dita travessa e, por último, uma deposição de um protótipo da CP em tributo desta própria.

O programa deste ano conta com uma missa Campal que será presidida pelo Bispo de Viseu D. António Luciano, restantes párocos de freguesia e canto coral.

“Vazio no coração” continua 30 anos depois de Alcafache

Botão Voltar ao Topo