Empresas

Região tem quase mil camas em alojamento local

[themoneytizer id=”16574-1″]

O presidente da Entidade Regional Turismo do Centro, Pedro Machado, diz que as unidades de alojamento local, um segmento que tem um peso “muito significativo na operação turística do Centro de Portugal”, são hoje “uma realidade incontornável”.

“O alojamento local está em muitos casos a ser responsável pelo facto de, hoje, grande parte do fluxo turístico estar, de facto, a registar-se também em territórios alternativos àquilo que eram os mais característicos, tendo presente o alojamento convencional, nomeadamente a hotelaria, os ‘hostels’, mas hoje o alojamento local, de facto, é uma realidade e já representa, no centro do país, mais de 40 mil camas”, disse.

Pedro Machado reconhece que este segmento possui “um peso próprio, específico, muito significativo na operação turística do Centro de Portugal”.

Segundo o presidente da Entidade Regional Turismo do Centro, na Guarda estão registadas 217 unidades, em Coimbra 920 e em Aveiro 990, o que significa que o alojamento local “é cada vez mais uma realidade incontornável”.

Na região Centro, esta tipologia de alojamento tem atualmente “um peso específico, sobretudo para mercados que procuram este tipo de alojamento”, nomeadamente para turistas ingleses, brasileiros e alemães.

Em sua opinião, este segmento “é também uma forma de aumentar a atividade económica em territórios que, à partida, ou não têm estruturas hoteleiras convencionais, ou eventualmente, até, não é essa a prioridade dos próprios empresários”.

Pedro Machado explicou que os alojamentos locais “são modelos de negócio que se têm vindo a especializar e a qualificar e, por isso, hoje, entram em concorrência direta com os estabelecimentos convencionais ou, nalguns casos até, superam a própria prestação de serviço dos alojamentos convencionais”.

Por outro lado, reconheceu que “muitos deles estão perfeitamente integrados em meio rural ou em meio urbano, mas meio urbano qualificado, uma vez que não está massificado e, portanto, permite ter um alojamento com outra qualidade e proximidade nos serviços a prestar”.

Por fim, apontou que o alojamento local está verdadeiramente “a alavancar novos operadores, sobretudo, também jovens, que encontram aqui uma forma e modelo de negócio concorrente”.

O presidente da Turismo do Centro destacou a representatividade de três distritos da região nesta área: Castelo Branco (com 4,1% da quota nacional), Viseu (com 2,7%) e Aveiro (com 2,1%).

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo