Local

Plantar o Futuro faz nascer mais mil árvores em Estarreja

Durante este mês, a equipa do Plantar o Futuro regressa a Estarreja com a comunidade académica da Universidade de Aveiro para a plantação de cerca de 1000 árvores. As ações de plantação iniciaram-se este sábado, na margem do Rio Antuã junto ao Parque da Cidade, e prosseguem no dia 25 de março, no Esteiro de Canelas. Desde o início do projeto em 2018, já foram plantadas em Estarreja mais de 3400 árvores e arbustos autóctones.

Este ano o projeto Plantar o Futuro vai focar-se na melhoria ambiental das margens dos cursos de água do Concelho de Estarreja. A Associação Agora Aveiro desafiou uma vez mais os alunos, docentes e funcionários da Universidade de Aveiro a adotarem 1000 árvores e arbustos autóctones que serão plantados em Estarreja no Rio Antuã e no Ribeiro de Canelas.

Foram, até ao momento, envolvidas 1000 pessoas nesta edição do projeto e serão plantados amieiros, freixos, bétulas, salgueiros, carvalhos-alvarinho e pilriteiros que vão aumentar a estabilidade das margens desses cursos de água, de forma a prevenir a erosão nos períodos de inundação, contribuindo também para a filtração da água e melhorando a sua qualidade. Em simultâneo, esse corredor verde servirá para melhorar a nossa paisagem ripícola e promover a biodiversidade neste ecossistema.

Para além da plantação de árvores e arbustos autóctones, há outra ação de combate à perda de vegetação nativa, que se salienta com elevado grau de importância: o controlo das espécies exóticas invasoras. Para tal, os voluntários vão proceder ao arranque e descasque de acácias (Acacia longifoliaA. dealbata e A. melanoxylon) e remoção de erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis) e erva-das-pampas (Cortaderia selloana), grandes ameaças à flora e fauna local. Além da ameaça à biodiversidade, estas espécies invasoras são também obstáculos ao fluxo da água no período de inundações.

O Plantar o Futuro é organizado pela Agora Aveiro em colaboração com a Universidade de Aveiro e o Município de Estarreja. Conta com o Glicínias Plaza como “Main Partner”, a RODI Sinks e a Caetano Auto como “Golden Partners” e a SIRO – Substratos Profissionais e a Casa Martelo como “Silver Partners”. Conta ainda com as parcerias do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, o Núcleo de Estudantes de Biologia – AAUAv e o Exodus Aveiro Fest. Tem ainda o apoio do Município de Aveiro, do Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” e do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P..

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo