CarnavalEspecial CarnavalPrimeira Vista

“Ponha! Ponha!” Folião João Muge ainda hoje é reconhecido na rua

Em 1997, Jorge Gabriel apresentava o programa “Agora Ou Nunca”, que se tornou muito famoso na altura por causa de um momento com o concorrente João Muge. O vareiro João foi desafiado a enfrentar o seu medo de répteis,  colocando uma iguana na cabeça a troco de 125 contos – e foi bem-sucedido!

Contudo, não foi isso que o tornou conhecido dos portugueses, mas sim a sua reação durante o desafio. “Ponha, ponha, ponha!”, dizia João Muge, em pânico, ao apresentador, em pleno horário do ‘prime time’ televisivo.

Passaram mais de 25 anos e o célebre concorrente tem sido convidado a reviver um dos momentos mais icónicos da TV portuguesa. João Muge não sabia o que lhe estava reservado quando entrou no concurso, mas o seu nome ficou para sempre na memória de várias gerações, marcado como o senhor do “Ponha, ponha, ponha!”

E, como qualquer grande momento de televisão, este também teve direito a uma catch phrase. A tripla exclamação da palavra “ponha”, carregada de sinceridade, medo e determinação, enquanto Jorge Gabriel lhe colocava delicadamente uma iguana na cabeça, ficou na memória de todos os que viram aquele episódio que ainda hoje é repetido várias vezes.

“Foi bom e mau”, diz o ex-participante do “Agora ou Nunca” que ainda hoje é reconhecido na rua. “Havia reações boas, simpáticas, e havia outras que ficavam um bocado histéricas no meio da rua e começavam aos berros. Uma vez disse a uma: ‘quer que lhe chame o 115’? Aquilo era um disparate. Não podia pôr um pé na rua.”

E o fenómeno mantém-se. Atualmente, “na rua, têm-me reconhecido pela voz. É mais incrível ainda por ser por pessoas que na altura eram crianças”.

No fundo, foi o seu espírito de folião de outros tempos do Carnaval de Ovar que ali veio à superfície. Apaixonado pelo Carnaval de Ovar, desfilou nos Marados, Snoopies (grupo que já não existe) e Levados do Diabo. Ainda hoje se mantém um apaixonado do Carnaval. “Sim, mas com mais calma do que naqueles tempos”, afiança ao OvarNews.

Folião de sempre, protagonista de um dos momentos mais hilariantes e espontâneos da TV portuguesa, há 25 anos, que se tornou viral e venceu o teste do tempo, João Muge daria um excelente Rei do Carnaval de Ovar. “Nunca fui abordado para essa eventualidade e isso de poder ser Rei é uma coisa que requer muita disponibilidade e eu trabalho numa empresa com horários”.

O que não perdeu foi a aversão aos répteis. João Muge confessa que nunca a conseguiu ultrapassar. “Aquilo não me mete medo. Obviamente, que não me iam colocar um animal que me comesse os olhos. O problema é… faz-me impressão. Isso não desapareceu, nem desaparece”, garante.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo