EmpresasPrimeira Vista

Prémio Jovem Agricultor veio para São Vicente de Pereira

Cláudio Rocha, proprietário da FormigaLeite, Lda, sediada em S. Vicente de Pereira Jusã, é o vencedor do Prémio Jovem agricultor, tendo recebido das mãos dos Ministro da Agricultura o respectivo troféu.

Criada em 2009, a FormigaLeite é uma exploração agrícola dedicada, como o próprio nome deixa antever, à produção e venda de leite, criação de bovinos para produção de leite, compra e venda de bovinos e exploração de terrenos agrícolas. Cláudio Pinto Rocha conta que o seu projecto começou numa exploração antiga, mas logo entendeu que devia dar um passo em frente e investir no futuro. Em especial, “investir na tecnologia, de forma a rentabilizar a exploração”.

Formiga LeiteEm 2012, arrancou com o processo, no sentido de melhorar as condições do seu projecto. Então, investiu em tecnologia de ponta, aumentou a produção, e hoje tem instalados sistemas de ordenha robotizada, limpeza automática e alimentação automática dos vitelos. Todos os 250 animais da exploração são monitorizados em permanência, dos quais hoje 120 produzem 4.200 litros de leite por dia.

A unidade de produção cultiva 22 hectares de terra, produz milho e azevém anual e ainda tem contratos com outros agricultores que deixaram de ser produtores de leite mas mantêm a produção de forragens.

Na campanha de 2015, a FormigaLeite atingiu já os objectivos propostos pelo Proder – Programa de Desenvolvimento Rural (2014-2020) para apenas daqui a quatro anos.

O Prémio Nacional de Agricultura 2015, foi entregue, em Lisboa, em Janeiro último, e é uma iniciativa do BPI, Correio da Manhã e do Jornal de Negócios, com o patrocínio do Ministério da Agricultura e do Mar e o apoio da PwC.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo