CulturaPrimeira Vista

Prémio Nobel da Medicina foi atribuído a Egas Moniz há 65 anos

 

O dia 27 de outubro de 1949 é um marco na história de Portugal que recebia pela primeira vez a mais prestigiante distinção internacional. O mérito foi de Egas Moniz (1874-1955), galardoado com o Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia, único no país.

Assinala-se esta segunda-feira, dia 27 de outubro de 2014, o 65º aniversário da atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia ao cientista nascido em Avanca. Egas Moniz é indiscutivelmente um dos nomes da medicina mundial e uma figura multifacetada.

António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de novembro de 1874 — Lisboa, 13 de dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial. O médico português é, ainda hoje, considerado o precursor das modernas técnicas da imagiologia cerebral e da psicocirurgia, ao conceber a angiologia cerebral e a leucotomia pré-frontal.

Foi a descoberta da leucotomia que lhe valeu o reconhecimento mundial. Os prémios Nobel são atribuídos àqueles que tenham prestado um valioso contributo à humanidade e consistem numa medalha de ouro, num diploma e numa quantia em dinheiro. (Ler mais)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo