CulturaEspecial VálegaPrimeira Vista

“Raízes e Rostos: Memórias de Escola” vai à festa

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

A Direção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes (AAAEOL)/Museu Escolar Oliveira Lopes (MEOL) vai, entre os dias 11 e 16 de agosto de 2018,  vai desenvolver uma série de actividades ligadas ao projecto “Raízes e Rostos: Memórias de Escola”, no átrio do edifício da Junta de Freguesia de Válega, que se traduzirá, na prática, na exposição de  algumas fotografias,  carteiras e outras peças museológicas e ainda na realização de um workshop de caligrafia, entre outros.

Aproveitar-se-á ainda a oportunidade para se recolher fotografias, vídeos, documentos escritos, manuais e materiais escolares antigos, e testemunhos orais junto dos valeguenses, ou seja, todo o tipo de documentação histórica relacionada  com as vivências e convivências dos mesmos com os espaços escolares da freguesia
(antigos postos escolares do Estado Novo e escolas devolutas de tempos mais recentes), destacando-se, mormente, a  que diz respeito à  Escola Oliveira Lopes.

Este projecto vem no seguimento do apelo que a Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes  lançou à população  em 2009, aquando da preparação da exposição “De Escola Inovadora a Espaço de Memórias”. Nessa altura, foi pedido a todos os ex-alunos que frequentaram  a Escola Oliveira Lopes que fizessem chegar  as suas fotografias. Agora, procura-se divulgar a AAAEOL/MEOL junto da comunidade e continuar a angariar novos sócios.

Refira-se que, em virtude de uma parceria estabelecida entre a Direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes/Museu Escolar Oliveira Lopes (MEOL) e a Porto Editora, já há espólio do MEOL que aparece referenciado nos manuais escolares de História e Geografia de Portugal do 6.º ano.

O MEOL é ainda apresentado como proposta de visita de estudo a realizar pelos alunos no âmbito da disciplina acima referida, colocando-se, assim, Válega no mapa “educacional” do nosso país.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo