Política

PSD: MAOT investe 8 milhões de euros em Ovar

A Comissão Política do PSD Ovar congratula-se com “mais uma visita do Ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT), Jorge Moreira da Silva ao nosso Município, que muito dignifica os munícipes e traduz o reconhecimento da prioridade que o nosso Governo dá a este tema”.

Em resposta ao último comunicado socialista cujo conteúdo o PSD “estranha”, lembra que “só através da acção directa do nosso presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, é que foi possível, e por diversas vezes, sensibilizar in loco os responsáveis governativos para os estragos provocados pelo avanço do mar no bairro piscatório de Esmoriz e nas praias de Cortegaça, Maceda e Furadouro”.

Foi graças a esta “pressão dialogante”, continua, “que todos reconhecem que a costa de Ovar é uma zona prioritária tendo sido iniciado, e concluído, a Proteção Dunar e Minimização de Riscos nos Acessos às Praias do Litoral Centro; Protecção e Estabilização Dunar da Praia de Cortegaça; e Reabilitação de troços das defesas aderentes e de Esporões nas Praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro”.

O PSD acrescenta que foi por “impulso de Salvador Malheiro, que 4 obras de emergência tiveram de ser efectuadas em Esmoriz, Cortegaça e Furadouro e cujo financiamento comunitário teve de ser articulado com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (MAOT)”.

Uma intervenção adicional está prevista nas praias do concelho, cumprindo as determinações do grupo de estudo do litoral, para suprir o défice de sedimentos na costa estando já as nossas praias identificadas como prioritárias.

Por fim, lembram os social-democratas, “tendo em conta que este Ministro tutela a Polis Litoral Ria de Aveiro – Sociedade para a Requalificação e Valorização da Ria de Aveiro, S.A. (Polis), é de sublinhar, e enaltecer, as diversas obras de protecção lagunar já concluídas e o início do Concurso Público para a empreitada da Barrinha de Esmoriz que, só por si, é um facto histórico e sem qualquer precedente”.

No total, o PSD diz estarmos perante “um investimento global superior a 8 milhões de euros, que, dada a iniciativa de Salvador Malheiro, não ficará por aqui, em virtude de, no passado fim-de-semana, ter sido reforçado o intuito de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), no âmbito do Portugal 2020, para uma solução integrada de defesa da nossa costa”.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo