Política

PSD: Regina Bastos reclama prioridade para a reabilitação do Hospital Visconde de Salreu

A deputada do PSD, Regina Bastos, apelou ao governo para atribuir prioridade ao projeto de reabilitação do Hospital Visconde de Salreu, em Estarreja.

Intervindo na discussão do Orçamento do Estado para 2026, a parlamentar social democrata sublinhou que o Município já manifestou disponibilidade para comparticipar no montante necessário para a empreitada.

“Em nome de Estarreja e da comunidade”, Regina Bastos levou duas questões relacionadas com o concelho à Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, nomeadamente a relacionada com o Hospital Visconde de Salreu, que, como realçou, é “uma necessidade há muito identificada pela ULS [Unidade Local de Saúde] da Região de Aveiro e pelo Município”.

Saudando o trabalho que a ministra da Saúde “tem vindo a fazer, em particular o esforço de reorganização do SNS, que apoiamos”, a deputada aveirense questionou a governante sobre se prevê o Ministério inscrever a intervenção na unidade hospitalar estarrejense “como prioridade para, assim, permitir o lançamento da empreitada e o acesso ao financiamento do [Programa] Centro 2030”, tendo realçado a “disponibilidade do Município para assumir algum investimento, também”.

Na audição da ministra da Saúde, Regina Bastos referiu-se, por outro lado, aos projetos financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência nos cuidados primários em Avanca, Pardilhó, Estarreja e Terras do Antuã, questionando “de que forma será salvaguardado o financiamento quando, por motivos alheios ao Município, as obras não possam ser concluídas dentro do prazo contratual”.

Coube a Francisco Rocha Gonçalves, secretário de Estado da Gestão em Saúde, responder, para garantir que o Hospital Visconde de Salreu “está mapeado para intervenção urgente”, tendo anunciado que a ACSS (Administração Central do Sistema de Saúde, IP) está a concluir os trabalhos. O governante revelou que está um relatório em fase final de realização localmente, que será submetido à tutela para decisão.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo