Cultura

“Quintas de Cinema” continuam online

O Cine Clube de Avanca continua a sua programação das quintas feiras à noite no Cine-Teatro de Estarreja, agora de forma online.

Depois de ter exibido na passada quinta feira o polémico documentário de Carlos Silva “About Pigs”, que nos transportou para a crise de 2008, é tempo de exibir um filme que de algum modo antecipa as festividades da Páscoa, que se aproximam de um modo tão singular.

“A festa do nosso menino São Gonçalinho” de Pablo António será exibido no Facebook do Cine Teatro de Estarreja, pelas 21h30, desta quinta-feira, dia 2 de abril.

Filmado na altura das festas religiosas a São Gonçalinho na cidade de Aveiro, este documentário aborda também as comemorações pagãs, testemunha razões de fé e mostra as conhecidas cavacas atiradas de cima da capela.
Este filme, realizado na sequência de um mestrado realizado na Universidade de Aveiro pelo autor, teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema AVANCA onde foi distinguido com Menção Especial Documentário. Posteriormente este filme foi exibido em diversos festivais de cinema em Portugal, Brasil, Espanha e Croácia, tendo sido também premiado no “Wine and Flavours Film Festival, Lisboa” com o Prémio Melhor Filme Nacional e no “Do Pão Festival Internacional de Cinema Documental 2017 de Albergaria-a-Velha” com o Prémio Curta-metragem.

Pablo António viria a realizar no Brasil um segundo documentário intitulado “Reis do Sertão”, coproduzido pelo Cine Clube de Avanca, que entre outros prémios foi nomeado para os Prémios SOPHIA.

Na semana da Páscoa a programação será interrompida, voltando na semana seguinte sempre à mesma hora.

As Quintas de Cinema são uma programação do Cine Clube de Avanca em colaboração com o Cine Teatro e Município de Estarreja e o apoio do ICA do Ministério da Cultura.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo