CulturaPrimeira Vista

Ana Catarina cumpriu o sonho e quer partilhá-lo com toda a gente

É um sonho bonito que todos podem hoje partilhar, adquirindo o livro “Passagem a Borboleta”, anteontem lançado oficialmente e que retrata, na primeira pessoa, as conquistas de Ana Catarina, uma menina, hoje mulher, que nasceu com espinha bífida mas superou todos os prognósticos e hoje consegue andar.

Hoje, caminha praticamente sem ajuda e já está a tirar a carta de condução, coisa impensável há poucos anos.

No lançamento do livro, numa sessão no VIDA Ovar, sublinhou que “este livro é um sonho”, mas “é também um testemunho que pretende relevar a pessoa com deficiência na sociedade”. “Podemos ter uma deficiência, mas temos o mesmo direito è vida e às mesmas oportunidades das pessoas ditas normais”, frisou.

“É urgente a sociedade amar a pessoa com deficiência para que possamos ir mais longe”, alertou Ana Catarina, pois se ela teve a sorte de ter os pais que tem, “há quem não tenha essa sorte”. “Quando estamos a ajudar a pessoa com deficiência, só estamos a acrescentar e este livro é apenas o início de uma luta pelos direitos da pessoa com deficiência”.

Viviane Proença é a psicóloga que tem acompanhado a transformação positiva de Ana e recordou, na sessão, “que quando chegou até mim, ela vinha com a auto-estima dilacerada devido a anos de sofrimento”. “Mas tinha muita vontade de conquistar vitórias e fizemos um trabalho muito bom, porque ela ensinou-me muitas coisas e hoje estou muito orgulhosa do que ela conquistou”.

“Ela achava que não ia conseguir ter uma vida normal, tirar a carta, ter uma família e um emprego, e hoje aí está ela a alcançar quase tudo numa prova que se quisermos somos capazes de tudo”, acrescentou.

Funcionária administrativa da União das Freguesias de Ovar, o presidente da autarquia, Bruno Oliveira esteve presente na cerimónia de lançamento, assim como o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro.

A mãe contou algumas das conquistas da Ana, “umas mais fáceis outras nem por isso, mas sempre com garra e determinação”. “Sempre quisemos fazer tudo para ela ter a melhor qualidade de vida possível”. “O livro surgiu por iniciativa dela, mas a verdade é que é tudo possível”. “E neste caso, foi-o graças também a Marta Félix, gestora do centro comercial VIDA Ovar que nos abriu esta casa”, concluiu a mãe.

Para adquirir o livro devem enviar mensagem privada à autora ou através do seu blog “Passagem a Borboleta”.

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo