Covid-19

Quinzena de greves arranca com paralisação dos CTT

Os trabalhadores dos CTT iniciam esta sexta-feira a quinzena de luta do sector dos transportes e comunicações contra a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014 com uma greve de 24 horas.

O secretário-geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) admite que possa não haver correio no dia da paralisação.

"Estamos perante o cenário de haver muito poucas entregas de correio, uma vez que se prevê uma grande adesão", disse Vítor Narciso.

O sindicalista referiu ainda que foram decretados serviços mínimos, mas calculou que "devem envolver menos de 10% dos trabalhadores".

Dos serviços mínimos consta a obrigatoriedade de se entregarem vales da Segurança Social, a abertura dos marcos do correio e a abertura das estações.

Esta greve decorre na sequência da reunião que juntou, na semana passada, 36 organizações sindicais e comissões de trabalhadores do sector dos transportes.

No encontro, os trabalhadores decidiram avançar com uma quinzena de greves, entre 25 de Outubro e 8 de Novembro, que vai culminar com uma manifestação nacional, em Lisboa, a 9 de Novembro.

Em causa está a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

Depois da greve dos CTT, segue-se a paralisação de 24 horas do Metropolitano de Lisboa, a 31 de Outubro.

A Transtejo e a Soflusa (transporte fluvial na região de Lisboa) param três horas por turno de 02 a 09 de Novembro e os Transportes Colectivos do Barreiro (rodoviária) juntam-se "pela primeira vez à luta do sector" a 6 de Novembro, desde o primeiro serviço até às 12:00.

No dia 07 de Novembro é a vez de os trabalhadores da CP — Comboios de Portugal e da CP Carga fazerem greve de 24 horas, enquanto os da Carris (rodoviária da Grande Lisboa) param das 09:30 às 15:30 e os da STCP (rodoviária do Grande Porto) entre as 08:00 e as 16:00.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo