Opinião

Movimento Cívico preocupado com a Saúde no concelho de Ovar.

Um grupo de cidadãos vareiros e a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar integram um movimento de exercício de cidadania, imbuídos do espírito de que mais participação melhor saúde e num projecto que pretende contribuir para a promoção da participação dos cidadãos nas decisões em saúde, tanto ao nível da política de saúde em Ovar, como da gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nas várias Unidades Assistenciais do Concelho.

Nesse sentido e tendo em conta notícias recentemente postas a circular (não há fumo sem fogo … ) que diminuem a qualidade dos cuidados prestados aos nossos concidadãos, manifestamos a nossa profunda inquietação pelos previsíveis  “ajustamentos “ aos horários da Consulta Aberta a funcionar no Centro de Saúde de Ovar.

Entendemos que todos os cidadãos devem ter o máximo possível na oferta de cuidados em Saúde, no nosso Concelho e em todos os outros Concelhos. Infelizmente e sabemo-lo, tal desiderato não é possivel por escassez grave de recursos, não só financeiros, mas também humanos. Mas diminuir a oferta a uns para a disponibilizar a outros não nos parece uma boa decisão, a não ser que a referida decisão esteja e seja claramente explicada e fundamentada.

Também o Hospital Dr. Francisco Zagalo  e o seu futuro estão nas nossas preocupações. A sua existência tal como é hoje parece comprometida e com os dias contados. A sua integração num Centro Hospitalar parece ser o cenário mais provável.

Porque é do conhecimento público que vai ser ou está já a ser constituída uma comissão que integra várias Instituições e que proporá, a curto prazo, o melhor destino para o nosso Hospital, defendemos que a sociedade civil deve nela ter lugar e expressar a sua opinião sobre estes assuntos.

Porque o Serviço Nacional de Saúde é uma das grandes conquistas da revolução de Abril, pretendemos fortalecer a sua universalidade e a sua equidade, enquanto cidadãos informados e interessados no que ao funcionamento dos Cuidados Primários e Hospitalares de Saúde em Ovar diz respeito.

As decisões em gestão da Saúde devem ser, obrigatória e obviamente, criteriosas, justas, equitativas e, acima de tudo, claras e bem explicadas aos interessados e aos beneficiários, contribuintes líquidos ou não do SNS.

Exercer a cidadania é participar na coisa pública, é ouvir os outros e ter, também, opinião e, acima de tudo, poder fazê-la ouvir nos sítios certos e nos outros todos e ter essa oportunidade é vivenciar a forma mais pura da democracia.

Movimento Cívico de Cidadãos / Liga dos Amigos do Hospital de Ovar

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo