LocalPrimeira Vista

Requalificação do Museu Escolar Irmãos Oliveira Lopes adjudicada

A Câmara Municipal de Ovar já adjudicou a empreitada para a requalificação do Museu Escolar Irmãos Oliveira Lopes, em Válega. A concretização desta obra vai permitir “devolver o edifício da Escola Oliveira Lopes à população, sem descurar o fim para o qual foi construído, nomeadamente promover a educação, a formação da comunidade e a dinamização da economia local”, considera Salvador Malheiro, presidente da autarquia.

Esta obra, que ascende aos 900 mil euros, contempla a transformação da Escola Oliveira Lopes num edifício multiusos que “irá projetar muito a freguesia de Válega e todo o Município de Ovar”, reiterou Salvador Malheiro.

Dos trabalhos a executar destaca-se a reformulação do edifício existente, dotando-o de novas valências, nomeadamente, um espaço para apoio às atividades das coletividades, que inclui um gabinete e a sala de ensaios multiusos equipada para ensaios de teatro, dança, música e para a realização de exposições e Workshops;  um espaço polivalente infraestruturado para acolher diversas instalações plásticas; uma cafetaria aberta ao público; um espaço dedicado ao ensino, composto por Biblioteca, Universidade Sénior/Serviço educativo, e Sala das Industrias criativas; um espaço dedicado à museologia, com salas para Arquivo/ Centro de documentação, Oficina, Reservas Museológicas e Gabinetes técnicos; sala de espectáculos e auditório; duas salas Expositivas. entre outras.

No âmbito desta empreitada o relatório final foi aprovado, por unanimidade, na reunião ordinária de 18 de fevereiro, tendo sido igualmente aprovada a adjudicação da empreitada de requalificação do Museu Escolar Irmãos Oliveira Lopes, em Válega, pelo montante de 895.420,66 euros, à entidade Binómio Elevado – Técnicas de Engenharia e Construção, Lda.

Após aprovação da minuta do contrato a celebrar entre o Município de Ovar e o empreiteiro e a respectiva outorga, o procedimento desta empreitada será apreciado pelo Tribunal de Contas, em sede de fiscalização prévia, posto o que a obra poderá arrancar.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo