Empresas

Santa Casa aposta em comunidade energética sustentável

A Santa Casa da Misericórdia de Ovar quer criar uma comunidade de energia em parceria com a Sustainable Energy Systems.
Já instalou 2.100 painéis solares num terreno da Santa Casa da Misericórdia de Ovar (SCSCMO) que vão evitar a emissão de mais de 840 toneladas de CO2 por ano. Paulo Silva, administrador da Sustainable Energy Systems (SES), explicou que o investimento vai produzir “uma poupança equivalente à plantação de 5.904 árvores, reduzindo os gastos energéticos de 453 famílias de Ovar”.

O projeto da SCMO representa um investimento de 800 mil Euros e integra um projeto de 35 milhões de euros em Comunidades de Energia que a empresa se comprometeu a fazer.

As duas assinaram um protocolo para a criação e desenvolvimento de uma Comunidade de Energia, assente na produção de energia verde, com uma potência total de 1207,5 kWp.

A Santa Casa da Misericórdia de Ovar espera ter a independência da rede em 60%, mas será também uma fonte de energia para cerca de 453 famílias do município que poderão aceder a eletricidade a preços reduzidos.

“Esta comunidade de energia é mais um projeto da SES que visa potenciar duas coisas, a geração distribuída de energia limpa e a possibilidade de qualquer membro da comunidade envolvente da Santa Casa da Misericórdia de Ovar poder beneficiar de uma produção de energia renovável, mesmo que não tenha condições financeiras para fazer o investimento ou que não disponha do espaço físico necessário para a instalação dos painéis”, explicou Paulo Silva, acrescentando que falta apenas a aprovação da Direcção-Geral de Energia.

Álvaro Silva, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ovar (na foto) referiu que “a Santa Casa está atenta aos desafios atuais”, sem deixar de colher ensinamentos do passado. “O que sofremos financeiramente com o aumento dos custos energéticos nos últimos dois anos, obrigou a tomar decisões”. O provedor mostrou-se satisfeito com “esta parceria com a SES porque vai ter um impacto muito positivo na redução dos custos energéticos da instituição”. “A componente ambiental é um permanente desafio e por isso este projeto tem essa dupla vantagem, reduzir custos e proteger o ambiente”, concluiu.

Para o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, “o lançamento desta comunidade de energia é de enorme importância para o concelho de Ovar e um exemplo para o país”.

 

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo