CulturaSlider

“Santa Maria Adelaide” vence “Oxford-Cambridge” à murtoseira

[themoneytizer id=”16574-1″]

O “Santa Maria Adelaide”, de José Rito, foi o grande vencedor da Corrida de Chinchorros desta sexta-feira, na Torreira. O vereador da cultura da Câmara Municipal da Murtosa, Januário Cunha, destaca o factor tradição nos festejos do São Paio que mantêm as provas aquáticas no programa das festas.

“Tentamos sempre valorizar as singularidades desta romaria, nomeadamente com a corrida de chinchorros, uma espécie de “Oxford-Cambridge” à murtoseira, em que temos a transformação espectacular de uma embarcação da Ria de Aveiro, de todos os dias, num barco de corrida muito renhida”.

Para quem assiste nas margens, são momentos de grande emoção e incerteza quanto ao vencedor, diz o autarca, também ele um entusiasta das provas que decorrem no espelho de água da Ria.

O São Paio contempla ainda uma corrida de bateiras à vela, que empresta um colorido especial à Ria, e a tradicional regata dos barcos moliceiros que acontece no domingo, depois do concurso de painéis. (Fotos: Etelvina Almeida)

"Olhares do Céu"💙 E assim se inicia a Festa do S.Paio da Torreira, com esta bela mistura de embarcações, (vista nesta perspectiva aérea) em que as bateiras à vela e os chinchorros, foram a atracão principal. (Vizualize em HD)

Publicado por Paulo João em Sexta-feira, 7 de Setembro de 2018

Artigos relacionados

Deixe uma resposta