ComunicadosPolítica

BE opõe-se à criação de ULS e exige mais proximidade ao SNS

Em vez de contratar mais profissionais e de investir mais no nosso Serviço Nacional de Saúde, o Governo limitou-se a dizer que agora o SNS se organizaria em Unidades Locais de Saúde.

Mas essa jogada, que não passa de mera gestão, não é boa notícia para os utentes. O que o Governo pretende fazer é uma péssima notícia para Ovar.

Com a criação de uma Unidade Local de Saúde – e a inclusão de Ovar na ULS de Aveiro – a saúde ficará mais distante das pessoas.

As ULS que já existem no país não mostraram ser melhores para os utentes. Quem o diz é a Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar e a Entidade Reguladora da Saúde. O que estas entidades dizem é que nas ULS existentes aumentou a demora no acesso a consultas, os tempos de internamento e o custo com os medicamentos. Ou seja, os cuidados de saúde não melhoraram. Pelo contrário.

No caso de Ovar a situação pode ser bem pior com a intenção de referenciação para Aveiro e com o mais do que previsível encerramento de extensões de saúde. As ULS têm como objetivo concentrar serviços; isso implica retirar serviços de proximidade.

Ovar já está farto de perder serviços atrás de serviços. Perdemos a maternidade, as urgências, temos extensões de saúde fechadas e poucas especialidades no hospital. Queremos acesso à saúde e serviços de saúde de proximidade. Queremos investimento no nosso hospital e no nosso centro de saúde. Queremos urgências e mais especialidades; queremos mais médicos de família, acesso a exames e fisioterapia; menos tempo de espera e mais profissionais. Não queremos ser deslocados para outros concelhos nem queremos que nos retirem os nossos cuidados de proximidade.

Exigimos um Serviço Nacional de Saúde de qualidade. Não aceitamos a degradação da saúde que o PS está a criar.

BE Aveiro

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo