Setembro Dourado: Portal capacita famílias para enfrentar o cancro pediátrico
Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico

Receber um diagnóstico de cancro pediátrico é um momento devastador para qualquer família. Entre a dor, o medo e a incerteza, surge uma necessidade urgente: entender a doença, compreender o tratamento, saber mais sobre os próximos passos. Algo que se consegue com informação, que tem o poder de transformar o medo em ação. No Mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Pediátrico, a Fundação Rui Osório de Castro (FROC) reforça a importância do conhecimento e reafirma o seu compromisso com as famílias que enfrentam este desafio, com o relançamento do PIPOP 3.0, o Portal de Informação Português de Oncologia Pediátrica agora completamente renovado. Após 13 anos como pioneiro na disponibilização de conteúdos sobre oncologia pediátrica em português, o PIPOP entra numa nova fase: mais próxima, mais clara, mais acessível.
“O PIPOP 3.0 é uma resposta concreta a uma necessidade urgente: famílias que enfrentam um diagnóstico de cancro infantil precisam de informação rigorosa e acessível, disponível ao ritmo dos seus dias. O novo PIPOP reforça a nossa missão de capacitar, apoiar e acompanhar estas famílias nas várias etapas da doença”, reforça Mariana Mena, Diretora-Geral da FROC.
O novo PIPOP mantém o rigor de sempre, mas apresenta um design intuitivo, que facilita a navegação quando mais se precisa, com uma linguagem simplificada baseada nas melhores práticas de literacia em saúde, conteúdos organizados para famílias, crianças e jovens e recursos integrados como vídeos, publicações e notícias atualizadas. “Queremos promover um modelo de cuidados centrado na família, onde o conhecimento se transforma numa presença ativa que pode chegar a todos — às famílias, mas também à sociedade, que tem um papel fundamental no seu apoio”, acrescenta a Diretora-Geral da FROC.
Desenvolvido em colaboração com várias entidades profissionais e com vários profissionais de saúde, este projeto conta ainda com a Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
O novo PIPOP traduz o conhecimento clínico e científico em linguagem clara e aplicável no dia-a-dia das famílias.
Mais informações em https://pipop.info/.
A Fundação Rui Osório de Castro
A Fundação Rui Osório de Castro tem como objetivo principal apoiar e proteger as crianças com cancro e seus familiares concentrando a sua atividade em duas grandes áreas: INFORMAR, esclarecendo os pais e as crianças sobre questões relacionadas com o cancro infantil e PROMOVER a INVESTIGAÇÃO contribuindo assim para o avanço da medicina nesta área. Desde junho de 2010 é reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública.