Sobre as imagens e ecopontos referidos – ERSUC

O equipamento visível nas imagens divulgadas pela vossa notícia localiza-se na Rua Alexandre Herculano e corresponde a uma ecobox (composta por diferentes tipos de contentores) que não integra a rede de ecopontos da Ersuc, não tendo a ERSUC intervenção direta nesse tipo de equipamentos.
Relativamente a outras imagens em que surge um ecoponto da ERSUC rodeado por placas de madeira, cumpre-nos informar que estamos perante uma categoria de resíduos que foi indevidamente depositada junto ao contentor. Os materiais que constam na fotografia, normalmente designados como monos, devem ser encaminhados para locais adequados, como os Ecocentros, locais preparados para a receção de resíduos recicláveis de grandes dimensões.
A ERSUC dispõe de cinco Ecocentros na sua área de abrangência, preparados para receber resíduos recicláveis de maiores dimensões. Para além disso, o Município de Ovar disponibiliza igualmente um Ecocentro Municipal e um serviço específico de recolha de resíduos especiais (monstros ou monos domésticos) através da Ecolinha – 800 204 679 / [email protected] –, de forma a facilitar o correto encaminhamento destes materiais e evitar a sua deposição junto aos contentores.
Sublinhar que a ERSUC assegura a recolha seletiva dos resíduos recicláveis depositados nos ecopontos de rua, enquanto outros fluxos de resíduos, como monos ou madeira, têm circuitos específicos que não são da responsabilidade da empresa.
No que respeita ao ecoponto junto aos balneários do Lamarão, a situação está identificada. Tratando-se de um equipamento subterrâneo, tem requisitos diferentes dos ecopontos de superfície, no entanto, temos indicação que o mesmo está operacional.
Sobre a ERSUC
A ERSUC é a empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos na região centro do país, servindo uma população de cerca de 950 mil habitantes, e abrangendo 36 municípios.
É uma empresa certificada nos referenciais de Ambiente, Segurança, Qualidade e Gestão de Ativos, sujeita a inspeções e auditorias regulares, conforme previsto na legislação em vigor.
Neuza Monteiro, Técnica responsável pela Comunicação e Sensibilização da ERSUC