Cultura

Torreira vai levar novamente a procissão à Ria

A festa em honra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, na Freguesia da Torreira, vai levar novamente a procissão à Ria dois anos depois.

Os festejos têm início logo neste dia 28 de abril, pelas 20h30, com a procissão em honra de Nossa Senhora das Candeias. No sábado dia 30 de abril, os festejos são retomados logo pelas 8h00 com a alvorada. No domingo, dia 1 de maio, pelas 10h00, haverá missa solene seguida de procissão com bênção dos barcos no mar e na Ria. Em 2019, o último ano em que a festa se realizou antes da pandemia, esta procissão levou cerca de 16 andores, quatro deles, barcos tradicionais, barco de mar e barco moliceiro da Ria de Aveiro.

Pelas 17h00, Claúdia Martins & Minhotos Marotos, vão animar os festejos com um espetáculo dinâmico e novos temas, e onde não vão faltar os cantares ao desafio.

“É para nós motivo de grande alegria estar nesta festa, pela tradição que representa, mas acima de tudo por ser a expressão de um povo”, afirma a artista de Guimarães.

Esta iniciativa foi retomada em 2010, após mais de 30 anos sem se realizar. Com uma comissão de festas formada essencialmente por pescadores, estes festejos realizam-se no fim de semana do primeiro domingo de maio.

“Vamos apresentar um espetáculo novo, com cenários diferentes, com vários momentos em que o público é convidado a interagir, sentindo-se parte integrante deste momento musical”, explica Claúdia Martins.

A Torreira é uma freguesia do concelho da Murtosa, situada nas dunas entre o canal-norte da ria de Aveiro e o mar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo