LocalPrimeira Vista

Município candidata Ecocentro ao PO SEUR


A Câmara Municipal de Ovar pretende avançar com a construção de um Ecocentro com o objectivo de “melhorar a qualidade e eficiência do serviço de gestão de resíduos, prestado aos munícipes e entidades do território”.

Com um investimento previsto superior a 1,3 milhões de euros, a Câmara Municipal deliberou, na último reunião do executivo, autorizar uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), para a concretização de um Ecocentro no Município, a fim de obter financiamento, que poderá representar a comparticipação de 85% do total das despesas elegíveis.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro, “a construção de um Ecocentro representa a concretização de mais um objectivo do plano de acção municipal, contribuindo para promover Ovar como um Território Mais Verde e Sustentável. É mais uma resposta municipal à defesa do meio ambiente e à salvaguarda da saúde pública.”

Com a concretização deste projecto a autarquia pretende promover a recolha selectiva de resíduos urbanos, num espaço com condições e infraestruturas técnicas adequadas para a recepção de resíduos valorizáveis de diferentes tipologias, permitindo aumentar a capacidade de reciclagem e reutilização e diminuir a quantidade depositada em aterro.
Pretende-se também sensibilizar e responsabilizar a população para a necessidade de reduzir a produção os resíduos, através da criação de um Centro de Educação Ambiental no local.

Ainda no âmbito deste assunto, foi autorizada a celebração de protocolos de colaboração com todas as Juntas de Freguesia do Concelho, os Municípios da Murtosa e de Estarreja, entre outros parceiros, permitindo a promoção de economias de escala, complementaridades e sinergias, numa perspectiva de optimização de recursos ao nível da abrangência da intervenção.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo