LocalPrimeira Vista

UFO lança o regulamento da Academia do Saber

O Regulamento da Academia do Saber foi publicado em Diário da República. Trata-se de um projeto de intervenção comunitária, da União das Freguesias de Ovar, São João, Arada e São Vicente Pereira Jusã (UFO) destinada aos cidadãos residentes, com idade igual ou superior a 55 anos.

Terá como pressuposto, dar resposta à procura de ensino informal em vários domínios, bem como incentivar a frequência de actividades recreativas ou outras por parte da população sénior, contribuindo para a resolução de um problema que assume proporções crescentes nos dias que correm: o problema do isolamento, da solidão e da deficiente qualidade de vida que estes dois factores provocam.

As actividades levadas a cabo pela Academia do Saber visam proporcionar uma elevada acessibilidade ao saber e ao conhecimento e uma enorme satisfação de viver, que é conseguida através do contacto com outras pessoas, com as trocas de experiências, motivações e de afectos.

Entre os seus objectivos está “contribuir para o envelhecimento activo e melhorar a qualidade de vida, combatendo a solidão e a exclusão, favorecendo as relações interpessoais e elevando a autoestima e a autoconfiança da população sénior”.

Promover a saúde física e mental da população sénior, mantendo-a activa do ponto de vista cognitivo e motor. Possibilitar à população sénior a aquisição, atualização e aprofundamento de conhecimentos, competências e aptidões.

Incentivar a participação social e cívica da população sénior e a sua organização em torno de actividades socioculturais, contribuindo para o desenvolvimento local.

Promover a colaboração e o envolvimento do Associativismo local e impulsionar o voluntariado social são igualmente metas a atingir.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo