Primeira VistaSaúde
Em Destaque

ULS promete médico de família para 100% dos utentes de Ovar

A administração da Unidade Local de Saúde do Entre Douro e Vouga (ULS EDV) anunciou esta terça-feira que a totalidade dos utentes do concelho de Ovar inscritos nos cuidados de saúde primários terá médico de família atribuído a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de setembro.



Esta cobertura universal foi alcançada após um processo de reestruturação que se seguiu à integração do Hospital Francisco Zagalo e das unidades de saúde de Ovar na ULS EDV, em outubro de 2024. De acordo com a administração, antes desta integração, cerca de 11% da população inscrita, o equivalente a 6.395 pessoas, não tinha médico de família.

Num comunicado divulgado através do seu portal oficial, a ULS EDV explicou que a melhoria significativa registada na rede de Ovar deveu-se à “reorganização das equipas médicas, com a contratação de novos profissionais e ajustamentos estratégicos em várias unidades de saúde familiar”. O mesmo documento sublinha que a instituição reúne agora condições para “garantir melhor continuidade, proximidade e segurança nos cuidados de saúde primários” para todos os utentes.

Paradoxalmente, e fruto da reorganização, a Unidade de Saúde Familiar Alpha dispõe atualmente de vagas para a inscrição de novos utentes, uma possibilidade que se manterá aberta durante os próximos dois meses.

Os dados fornecidos pela ULS EDV indicam que o número global de utentes inscritos na rede de cuidados primários de Ovar registou um ligeiro aumento, passando de 56.940, em outubro de 2024, para 57.424 atualmente, num concelho com aproximadamente 55.400 habitantes residentes. Este crescimento é interpretado pela administração como um sinal do “reforço do acompanhamento médico e a consolidação da rede assistencial” no município.

Botão Voltar ao Topo