LocalPrimeira Vista

Um barco Moliceiro na rotunda do Carregal

De certeza que já reparou que está um barco Moliceiro instalado na rotunda do Carregal. A embarcação tradicional da Ria de Aveiro e cada vez mais rara de ver nas águas do canal de Ovar, foi lá colocado na última semana e é inaugurado neste dia 25 de abril.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, explica que “já temos alguns barcos afectos à arte xávega, em alguns pontos das nossas praias de Esmoriz, Cortegaça e Furadouro, chegou a vez do Moliceiro”.

“Convém não esquecer que a entrada Norte da Ria se faz por Ovar, por esta zona que é o Carregal e quisemos desta vez puxar pela nossa Ria”.

O edil explica que o Município adquiriu este barco Moliceiro, “requalificamo-lo e colocamo-lo na rotunda, precisamente do Carregal, para que se saiba que Ovar também é Ria e que ela começa ali”.

É igualmente uma forma de preservar as nossas tradições, continua, “puxar pela nossa identidade vareira, sem copiar ninguém, afirmar-nos por aquilo que somos e a Ria e os Moliceiros também são Ovar”.
As comemorações do dia 25 de Abril começam pelas 9h30 horas, com a Guarda de Honra às Corporações de Bombeiros do Concelho e Hastear das Bandeiras; a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Ovar; a Manhã infantil promovida pela Comissão Promotora das Comemorações do 25 de Abril de Ovar; a Apresentação do Projeto de Requalificação do Largo Almeida Garrett e do Largo Daniel das Pupilas; a Visita às intervenções de Repavimentação nas Ruas Lourenço Oliveira Vaz, Maria Amélia Dias Simões e Praceta Belmiro Adelino e à Rua Dr. Domingos Pepolim, em Ovar; a Caminhada promovida pela União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente de Pereira Jusã; o Concerto do Grupo Canto Décimo, na Escola de Artes e Ofícios, promovido pela Comissão Promotora das Comemorações do 25 de Abril; a Abertura Oficial do Encontro Literário “Gigantes Invisíveis”, a Inauguração da Requalificação da Rua da Indústria, em Esmoriz; a Inauguração da Praça de Esmoriz.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo