CarnavalCovid-19Slider

Um cravo por cada vítima mortal do covid-19

A Praça da República acordou decorada com 35 cravos gigantes em homenagem às vítimas mortais de Covid-19 registadas no concelho.

A área pedonal situada em frente à Câmara Municipal, que esta sexta-feira à noite também passou a exibir iluminação especial nas janelas da sua fachada principal, procura evocar, em diferentes tonalidades, o arco-íris que se tornou um símbolo internacional de esperança na luta contra o vírus SARSCoV-2.

Os cravos dispostos pela praça têm cerca de dois metros de altura, são feitos essencialmente de esponja e, segundo explica a autarquia, cada uma dessas flores “representa um munícipe que partiu, vítima da covid-19″.

A iniciativa constitui uma “singela homenagem às suas famílias”, num dia que, embora celebrando a memória feliz dos 46 anos da Revolução do 25 de Abril, também representa “um momento difícil” para as famílias enlutadas do concelho – até porque, devido às restrições sociais impostas pela doença, as respectivas cerimónias fúnebres não puderam realizar-se nos moldes tradicionais.

As 35 flores reflectem, por sua vez, o número exacto de mortos que a Câmara Municipal de Ovar contabilizava esta sexta-feira à noite no seu balanço diário da evolução epidemiológica local da covid-19.

No universo de 55.400 habitantes do concelho, o boletim da autarquia indicava ainda 655 cidadãos infectados pela doença, mais 121 casos, portanto, do que o número apontado na mesma altura pela Direcção-Geral da Saúde.

Quanto aos cravos (em 2014, foram os “Hippies” os autores dos cravos) envolvidos nesta homenagem póstuma, foram concebidos pelo grupo carnavalesco “Garimpeiros” que se mostra orgulhoso do convite: “Há trabalhos que marcam. Este será um deles. Ficará para sempre na nossa história”.

O grupo de carnaval “Não Precisa” também esteve envolvido na instalação desses adereços, cuja constituição recorre sobretudo a peças em esponja de diversas cores, cortes e espessuras com o apoio da empresa Flex 2000, instalada em Ovar.

*com Lusa / Foto: D.R.

Comemorações do 46º aniversário do 25 de AbrilHoje, dia 25 de Abril de 2020, a Câmara Municipal de Ovar "plantou"…

Publicado por Câmara Municipal de Ovar em Sábado, 25 de abril de 2020

Artigos relacionados

Deixe uma resposta