LocalPrimeira Vista

Válega: Abriu o maior certame da região dedicado à Raça Marinhoa

Arrancou esta manhã a Ovarural, a I Feira Agrícola e da Raça Marinhoa, em Válega.

O certame vai ficar até ao próximo dia 17, organizado em parceria com a Cooperativa Agrícola de Ovar e que, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Ovar Salvador Malheiro, “terá um importância fundamental na valorização do sector primário e no desenvolvimento económico do Município.”

Num momento em que a Câmara Municipal de Aveiro já anunciou que este ano não vai organizar a tradicional AgroVouga, certame que fazia destaque da raça marinhoa, a Ovarural pode muito bem ocupar a vaga, já que tem como principal objectivo a promoção da raça marinhoa, característica desta região, e a actividade agrícola e pecuária do concelho.

A secretária técnica da Associação de Criadores da Raça Marinhoa, Elisabete Ferreira, também sustenta a importância do certame para a divulgação deste bovino, “numa região que é integrante do solar da raça e foi um pólo importante de desenvolvimento, mas neste momento debate-se com a diminuição dos efectivos”.

Daí que, defende, seja “sempre importante informar, formar, dar a conhecer e sensibilizar para a existência dos animais, alertar para a diminuição do seu número e tentar reverter o baixo número de explorações”.

O concelho de Ovar tem visto o número de explorações diminuir, sem registo de criadores a apostar na criação de bovinos desta raça. “Seria interessante que voltasse a haver mais animais”, defende a organização.

Elisabete Ferreira lembra que, “actualmente, há muitas pessoas a desistir da produção de leite, por causa das exigências do momento, e a criação de bovinos de Raça Marinhoa poderia ser uma boa alternativa”. Muitas vezes, “essas pessoas até têm instalações mais do que preparadas para a criação de animais rústicos como estes e tal poderá ser uma solução para uma fase posterior da vida delas”.

De resto, há fundos comunitários da União Europeia muito significativos para ajudar à preservação do património genético nacional da Raça Marinhoa que se encontra muito ameaçado.

A feira conta com um variado programa, com destaque para um concurso nacional da Raça Marinhoa, exposições permanentes, restaurante tradicional, cujos pratos são confeccionados com a carne marinhoa, stands diversos com produtos regionais e cooperativos.

Assim, esta Feira conta com um variado programa, com destaque para um concurso nacional da raça marinhoa, exposições permanentes, restaurante tradicional, cujos pratos são confeccionados com a carne marinhoa, stands diversos com produtos regionais e cooperativos, e a realização do colóquio “A Agricultura, a Raça Autóctone Marinhoa e os Fundos Futuros ao Sector Agrícola”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo