CulturaPrimeira Vista

Válega: Confraria dos Rojões oficializou nova sede e homenageou Maria Isabel Pinho

No seguimento do Contrato de Comodato celebrado com a Câmara Municipal de Ovar, a Confraria dos Rojões de Válega ficou como usufrutuária da antiga Escola Primária do Seixo de Cima. Num ano onde tudo o que antes era normal passou a ser estranho, a direcção arriscou pôr “mãos à obra” e, de 11 de Julho a 08 de Agosto, promoveu encontros de trabalho, de acordo com a disponibilidade de cada confrade que pudesse colaborar.

“A ambição de ter uma sede justifica-se pelo facto de, só com um espaço próprio adequado, podermos levar a efeito todo um plano de actividades que queremos seja implementado na sua totalidade ao longo do tempo, criando as bases para um projecto forte e que marque a diferença”, explicou Firmino Dias, Rojoeiro-Mor da Confraria dos Rojões.

Consciente de que vivemos um momento diferente e ao qual “ainda nos estamos a adaptar”, a Rojoada (Direcção) decidiu comemorar o 2.º aniversário da Confraria dos Rojões de Válega, no passado dia 13 de Agosto, naquele que foi “para nós um momento histórico pois abrimos pela primeira vez as portas da nossa nova sede”.

Numa cerimónia realizada na antiga Escola e nova sede, a Confraria quis ainda prestar a devida homenagem à Prof. Maria Isabel Pinho. Instituindo-a como “Madrinha da Sede”, foi lembrado o percurso da mesma, que esteve quase três décadas a exercer a sua profissão neste espaço e onde, para além de professora, foi mãe, amiga, conselheira de alunos e pais, sendo reconhecida por todos como o rosto, a alma e o coração desta escola. Entre muitas outras memórias era certo que aqui, mesmo nas alturas mais difíceis, toda a população sabia que os alunos podiam entrar com fome, mas nunca saíam de barriga vazia.

Foi um final de tarde feliz, um momento de celebração por mais uma etapa conseguida, deixando a “todos o nosso sincero agradecimento pela presença e por terem sabido cumprir e ajudado a fazer cumprir as normas inerentes a estes novos tempos”.

(Fotos: CMOvar)

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo