CulturaPrimeira Vista

Grupo de jovens estreia Projecto “Panos”

O Centro de Arte de Ovar (CAO) anda animado com os ensaios do novo projecto do encenador vareiro, Leandro Ribeiro, conhecido pelo trabalho desenvolvido no grupo “Sol D’Alma”.

Trata-se de um novo grupo de teatro, residente no próprio CAO, constituído por 11 jovens dos 12 aos 17 anos de idade, especificamente criado para participar num concurso nacional, promovido pela Culturgest, denominado “Panos – palcos novos palavras novas”.

A Culturgest lança 3 textos originais de autores conhecidos e cada grupo concorrente escolhe um deles para encenar. As duas melhores peças de cada texto ganham a possibilidade de ir a Lisboa exibir o espectáculo, promovendo assim o seu trabalho.

Leandro Ribeiro explica que “Ovar concorre pela primeira a este projecto com um grupo todo ele estreante, o apoio da Câmara Municipal de Ovar e do Centro de Arte”. Mas não é fácil, porque a peça tem várias exigências. “Não podemos ter cenários, não devemos ter figurinos específicos, temos de ser actuais e questionar o próprio teatro…” Mais: “Não podemos alterar uma linha do texto original, não podemos ter elementos com mais de 17 anos e menos de 12, não podemos falhar perante o júri!”

Ainda por cima, continua Leandro Ribeiro, “optei por colocar o público no palco, fazendo dois espectáculos únicos de 100 pessoas cada”.

O grupo que está a trabalhar no CAO escolheu a peça do autor espanhol Pablo Fidalgo Lareo, intitulada “So Há Uma Vida e Nela Quero Ter Tempo Para Construir-se e Destruir-me”.

O encenador ovarense convida a população a assistir a este trabalho “cheio de limitações mas com um texto tão poderoso quanto a vontade que tenho que seja um sucesso”.

Panos é um projecto da Culturgest que alia o teatro escolar/juvenil às novas dramaturgias, inspirando-se no programa Connections do National Theatre de Londres. Todos os anos há peças novas escritas de propósito para serem representadas por grupos escolares ou de teatro juvenil.

Datas únicas de exibição:
18 de Abril – sábado – 22h – CAO;
19 de Abril – domingo – 16h – CAO;

Bilhetes já a venda por 5€ (reservem antes que esgotem).

PASSATEMPO: temos uma entrada dupla para o espectáculo de domingo para oferecer. Diga-nos quem é o encenador desta peça?

Resposta para [email protected] com dados até sexta-feira ao meio-dia. Boa sorte!

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo