LocalPrimeira Vista

Verbenas dos “Combatentes” a marchar pela identidade vareira (c/vídeo)

Nos finais dos anos 60, início dos anos 70 do século passado, o Orfeão de Ovar organizava as Verbenas por ocasião dos Santos Populares, ao sábado, no Largo dos Combatentes.

Segundo os mais antigos, tapava-se as “vistas” para o interior do recinto com um tapume até à parede da escola onde se fazia a entrada paga, salvo erro, a vinte cinco escudos com direito a mesa. Depois colocavam-se mesas tendo a “cozinha” na escadaria que dá pra fonte onde se fazia caldo verde e as sardinhas assadas. Convidavam-se os artistas da rádio e tv mais badalados da época, como foi o caso do António Calvário, Artur Garcia, Paulo de Carvalho, Amália Rodrigues, etc. Havia alegria e festa no ar.

A União das Freguesias de Ovar (UFO) decidiu em 2018, reactivar a tradição das Verbenas, no Largo dos Combatentes em dois dias a meio de junho.

“Vamos recordar os cheiros, o pregão, a música tradicional, num rebuliço de emoções e de memórias recriando uma tradição de antanho daquele lugar tipicamente vareiro”, era a proposta.

As Verbenas dos Combatentes relembram a festa aos santos populares com espaços de venda, comes e bebes e música tradicional num convívio que atravessa gerações.

Os Dharma e a banda Nova Geração foram os convidados musicais para o bailarico, mas no sábado, o Largo vibrou com o desfile de marchas populares, com as Marchas da Associação de Pais do Jardim de Infância da Oliveirinha, Associação de Pais da Escola Básica da Ponte Nova, Associação de Pais da Escola Básica dos Combatentes e, a fechar, a Marcha das Ribeirinhas.

Afinal, nem sempre é difícil recriar e reviver a tradição de um pequeno lugar ovarense, a herança cultural dos nossos antepassados, uma raiz identitária que a modernidade quase fazia esquecer. E a preços módicos.

Assista ao desfile da Marcha das Ribeirinhas:

https://www.facebook.com/100000931186312/videos/pcb.2790172561023756/2790167794357566/?type=3&theater

https://www.facebook.com/Luisovar/videos/10206406409076894/

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo