CulturaPrimeira Vista

Visita à Escola Oliveira Lopes no aniversário da vila de Válega

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

No dia que em Válega celebrou o 33º aniversário de elevação a Vila, 09 de julho, o presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, promoveu uma visita ao renovado edifício da Escola Oliveira Lopes, sublinhando que “hoje é o dia de aniversário de Válega, é dia de festa e comemoramos esta data com esta obra, uma obra emblemática que diz muito aos valeguenses”.

Salvador Malheiro adiantou que “é um privilégio confraternizar com o povo de Válega. Um povo trabalhador, determinado, dedicado, bairrista e, hoje, vejo e sinto nos rostos de cada um que aqui está a enorme felicidade por termos alcançado este objetivo. Um objetivo já pensado por todos há muito tempo, mas o que é certo é que somos nós que temos a sorte de o concretizar, disponibilizando e mostrando este edifício renovado a quem é o dono dele. E os donos deste edifício são os valeguenses e os munícipes de Ovar”.

O autarca acentuou ainda que a elaboração do projeto foi adjudicada “à equipa do João Borges, alguém que tem uma ligação aos Irmão Oliveira Lopes e à freguesia de Válega, sendo ainda uma referência na área da museologia e com uma equipa técnica de qualidade reconhecida. Estamos satisfeitos com o resultado final e a empreitada está terminada e completamente paga”.

Sobre o futuro do edifício, o edil afirma que “é o grande desafio que está à nossa frente e queremos com as forças vivas da freguesia e do município subir para um outro patamar. Sabemos que a valência da museologia vai existir. Vamos seguramente ter aqui um museu de referência nacional, fazendo jus aos beneméritos irmãos Oliveira Lopes quando criaram esta Escola. O João Borges mais uma vez irá liderar este processo e vai orgulhar todos os valeguenses e munícipes. Mas há ainda uma série de valências que podemos incorporar neste edifício, mas têm que valer a pena, para que possamos honrar os irmãos Oliveira Lopes”.

Salvador Malheiro concluiu, afirmando que “hoje é um dia de fortíssimas emoções neste território de emoções e que eu tenho o privilégio de liderar. Parabéns a Válega e todos os que contribuíram para que hoje possamos estar aqui a visitar esta obra concretizada”.

Recorde-se que esta obra, que ascendeu os 900 mil euros, transformou a Escola Oliveira Lopes num edifício multiusos, com perspetiva de novas valências, entre as quais, salas e espaços preparados para diversificadas atividades, um espaço dedicado à museologia, com salas para Arquivo/ Centro de Documentação, Oficina, Reservas Museológicas e Gabinetes técnicos, cafetaria, auditório, entre outras.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo