Saúde

Vitamina C, Vacina da gripe ou chá com mel? – Por Dr. Eurico Silva

Estamos em pleno mês de janeiro e, apesar de já estarmos no novo ano, a gripe continua a ser uma ameaça para a nossa saúde. É importante alertar as pessoas para a importância de se vacinarem contra a gripe, mesmo nesta altura do ano.

Para aqueles que têm mais de 60 anos, a boa notícia é que a vacina é gratuita nas farmácias. Basta agendar a sua toma e garantir a sua proteção. Afinal, estamos a enfrentar uma circulação intensa do vírus da Gripe A.

É importante salientar que a vacina da gripe contém 4 estirpes de vírus influenza, sendo 2 A e 2 B. Isso é muito bom, pois amplia a proteção contra diferentes tipos de vírus.

Agora, vamos falar sobre a vitamina C. Muitos acreditam que ela é eficaz na prevenção da gripe, mas a verdade é que não é bem assim. Em vez de investir em suplementos de vitamina C, é melhor consumir alimentos ricos nesse nutriente, como laranjas e tangerinas. Além de fornecerem vitamina C, esses citrinos também são fontes de outros nutrientes essenciais para a nossa saúde.

E o chá com mel? Esse é um remédio caseiro que pode ser bastante eficaz para aliviar a expectoração e as dores de garganta. O mel possui propriedades medicinais que ajudam a acalmar a irritação na garganta. Portanto, é uma boa opção para aliviar esses sintomas.

Em conclusão, não devemos perder tempo quando se trata de prevenir a gripe. É importante compreender que ainda é tempo de vacinar, principalmente para aqueles que têm doenças crónicas e estão abaixo dos 60 anos, devem procurar os centros de saúde. Já para os maiores de 60 anos, a vacina está disponível nas farmácias.

Mesmo que já tenha tido alguma infecção, como a gripe, ainda é útil tomar a vacina, pois ela protege contra 4 tipos diferentes de vírus. Vale lembrar que as doenças virais demoram tempo para desaparecer e não se tratam com antibióticos. Para aliviar as dores, um bom chá quentinho com mel e algum anti-inflamatório pode ser um bom remédio. E, claro, dar tempo ao tempo!

Não há tempo a perder quando se trata de cuidar da nossa saúde. A vacinação é uma medida preventiva eficaz e acessível. Não deixe de se proteger e de incentivar os seus familiares e amigos a fazerem o mesmo. Afinal, a saúde é o nosso bem mais precioso.

Eurico Silva
Assistente graduado de medicina geral e familiar na USF João Semana

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo