CulturaPrimeira Vista

110 anos da inauguração da Escola Escola Oliveira Lopes

Não obstante a actual situação pandémica, cumpriu-se, na passada sexta-feira, dia 2 de outubro, a tradição de comemorar os 110 anos da inauguração da Escola Oliveira Lopes, em Válega.
A organização do “Dia de Homenagem aos Irmãos Oliveira Lopes” pertenceu à Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes, em parceria com a Câmara Municipal de Ovar.

A manhã iniciou-se com a recolha de flores trazidas pelos alunos no Centro Educativo da Regedoura. De seguida, os alunos montaram uma maqueta 3D em suporte papel da Escola Oliveira Lopes e, dando azo à sua criatividade, pintaram-na e decoraram-na no contexto da oficina: “Cola e Constrói a Escola”.

À hora do lanche, a Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes ofertou uma “mariazinha” a cada aluno do Centro Educativo da Regedoura.

A oficina: “Cola e Constrói a Escola” realizou-se também no Museu Escolar Oliveira Lopes, no Jardim de Infância de Carvalho, na Turma da Ana, na Fundação Padre Manuel Pereira Pinho e Irmã e no Centro Comunitário de Esmoriz (enquadrada no projeto EnvelheSer em Casa e ainda no Centro de Convívio), tendo estado, assim, aberta à participação da comunidade vareira.

Cerca de 400 “miúdos e graúdos” participaram nesta iniciativa inaudita e muito interessante promovida pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes. Alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e pelos seniores foram expostos no Museu Escolar Oliveira Lopes.

À tarde, os corpos directivos da agremiação fizeram a romagem ao jazigo dos Irmãos Oliveira Lopes, no qual foram depositadas as flores ofertadas pelos discentes e uma coroa de flores pela Associação dos Antigos Alunos da Escola Oliveira Lopes.

Já no dia 3 de outubro, foi celebrada uma missa pelo Padre José Fernando Alves Carneiro, na Igreja Matriz de Santa Maria de Válega, em homenagem aos Irmãos José e Manuel José de Oliveira Lopes.

Este ano, a “data foi assinalada em moldes diferentes, mas, uma vez mais, respeitou-se o passado e honrou-se a memória dos Irmãos Oliveira Lopes que nos deixaram um legado ímpar – o magnífico e majestoso edifício da Escola Oliveira Lopes que à época da inauguração rivalizava com as melhores escolas do Porto e de Lisboa”, resumiu, augusto Pinho, dirigente da associação valeguense.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo