
Ovar foi o cenário escolhido para a realização do Campeonato Distrital de Xadrez Semirrápido. A competição realizou-se, no último sábado, no Polo de Capacitação e Inovação de São João de Ovar, reunindo 24 xadrezistas de vários pontos do distrito de Aveiro e contou com a colaboração da Câmara Municipal de Ovar.
A prova, que teve início às 10 horas e durou até às 18 horas, foi marcada por partidas de alto nível durante 7 rondas e criou um intenso espírito desportivo.
João Matos (Clube dos Galitos) saiu vitorioso ao conquistar 6 pontos dos 7 possíveis. O streamer da cidade de Aveiro arrecadou assim o título de Campeão Distrital de Semirrápidas e justificou a grande evolução do seu jogo nos últimos meses. Os jovens Benjamim Valente (Clube de Xadrez do Colégio Português) e Pedro Sousa (Clube Académico do Téssera) fecharam o pódio, também com excelentes prestações no decorrer da prova.
Destaque na classificação final ainda para Bruna Tarelho (Clube dos Galitos), Raquel Vinagre (Sport Clube Beira-Mar/PIZZARTE) e Carolina Mota (Clube Académico Téssera) que ficaram em 1º, 2º e 3º lugares do pódio feminino respetivamente. A medalha de melhor atleta sub-14 foi para Afonso Marques (Clube de Xadrez do Colégio Português), o melhor sub-20 foi André Teixeira (Clube de Xadrez do Colégio Português) e o melhor veterano foi Dinis Furtado (Clube de Xadrez do Colégio Português).
A arbitragem ficou a cargo da árbitra internacional Alzira Silva.
A organização da competição teve organização da AXA – Associação de Xadrez de Aveiro, que planeia já o próximo evento – a Taça de Aveiro de Xadrez, em Estarreja, no último fim de semana de novembro.




