CulturaPrimeira Vista

Yara Nakahanda Monteiro vence Prémio Literário Glória de Sant’Anna

Yara Nakahanda Monteiro é a vencedora da edição deste ano do Prémio Literário Glória de Sant’Anna com a obra “Memórias aparições arritmias”. Nascida em Angola, em 1979, Yara Monteiro vive em Portugal desde o início da década de 1980. Na ata da fundamentação do prémio, o júri elogiou “a linguagem simples e objetiva, libertando, assim, a subjetividade e co-criação imagética do autor” nas palavras de Jane Tutikian.

Já o Jurado Xosé Manuel Eyré Val refere no seu texto de apreciação:

“Considero que a temática directora do poemario é a futilidade, fraxilidade e evanescencia da percepción da vida, nacida da tensión que se establece entre unha moi forte introspección (ollada para dentro do eu propio) e outra tamén moi forte extropección (ollada sobre o mundo de fóra). Esta tensión está resolta cun dominio da palabra, espazo e ritmo moi salientábes tecnicamente falando. Desde o punto de vista temático interesoume a defensa e reivindicación da muller, que sempre é unha muller que sofre maltrato vital, sexa quen sexa o culpábel desta situación, que pode variar, na ecuación sempre se mantén o mesmo resultado: a dor e desosego que contaminan e tinxen a súa experiencia vital. Tamén me parece que cualificala como “decolonial” xa non obedece a un criterio estritamente realista. Claro que é decolonial, como será toda poesía após a independencia. Mais eu optaría por comezar a falar dunha xeración do século XXI e establecer as súas preocupacións temáticas e formais.”

O Prémio Literário Glória de Sant’Anna tem um valor pecuniário de três mil euros e inclui ainda uma gravura original da patrona do galardão, da autoria de Rui Paes. Para além da vencedora a Lista Final 2022 incluiu: André Pinto Teixeira, Alexandre Borges, Daniel Gonçalves, António Canteiro, Sérgio Godinho, Bernardo Pinto de Almeida e Victor Oliveira Mateus.

A Cerimónia de entrega do Prémio não se realiza este ano, por razões ainda ligadas à pandemia. Será apresentada na página de Glória de Sant’Anna uma gravação vídeo divulgando as obras, os autores deste ano e músicos.

O Júri deste ano é composto por: Ana Paula Tavares — Escritora — Angola, Andrea Paes — Ourives — Portugal, Jacinto Guimarães — GAC — Portugal, Jane Tutikian — Escritora — Brasil, Xosé Manuel Eyré Val — Crítico Literário Independente — Galiza.

O Prémio Literário Glória de Sant’Anna é um prémio Internacional de Poesia em memória da Poeta Glória de Sant’Anna, organizado pelo Grupo de Acção Cultural de Válega (GAC) e filhos de Glória de Sant’Anna. As entidades patrocinadoras deste ano são: Câmara Municipal de Ovar — Junta de Freguesia de Válega — AquaHotel Ovar — Jornal de Válega — Harald Nilsson AB — nas revistas: Caliban (Portugal), Catalogus (Moçambique), Colenda (Brasil) e Palavra Comum (Galiza) — JN Jornal de Notícias — Família Gouvêa Lemos e Margarida Gracias.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo