LocalPrimeira Vista

Município lança regulamento de apoio às artes e ofícios

A Câmara Municipal de Ovar aprovou a abertura do procedimento e participação procedimental do projecto de regulamento de apoio às artes e ofícios.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar adianta que “a criação de um regulamento de apoio às artes e ofícios tradicionais vareiras, designadamente à Arte Xávega, à Tanoaria, à Sacaria, Olaria e Cordoaria”, é um objectivo do seu executivo.

“Queremos projectar o futuro pela afirmação da nossa identidade e das nossas tradições”, realça Salvador Malheiro. Os interessados em contribuir para melhorar a proposta terão um prazo de dez dias, após o edital de consulta pública, para o fazer.

No que toca à Arte Xávega, o regulamento quer preservar as embarcações que estão em actividade em Cortegaça e no Torrão do Lameiro e, se possível, captar o interesse de companhas que queiram voltar ao Furadouro ou a Esmoriz, já que o “Jovem”, único barco que ainda pescava no Furadouro, partiu para São Jacinto no início do ano. Recorde-se que em 2017, Vitor Cacheira, actual vereador do executivo ovarense, vendeu os barcos da Xávega que tinha na praia de Esmoriz (o “Susana” e o “Cacheira”), para se juntar ao amigo Marco Silva, na Torreira.

 

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo