CulturaEspecial PÁSCOAPrimeira Vista

Azulejo, Procissões Quaresmais, Gastronomia e Pão-de-Ló na BTL

Município de Ovar pelo quinto ano consecutivo na maior feira nacional de Turismo

[themoneytizer id=”16574-1″]

Pelo quinto ano consecutivo, o Município de Ovar volta a marcar presença, com stand próprio na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que decorre entre os dias 13 e 17 de março, na Fil em Lisboa. Em destaque estão como habitualmente as marcas Ovar – Cidade Museu do Azulejo, as Procissões Quaresmais, o Pão-de-Ló e a Gastronomia.

Localizado no pavilhão 2 da FIL, o stand vareiro promoverá todas as potencialidades do território de Ovar, adotando o azulejo e a gastronomia vareira como elementos condutores e motivos para a descoberta de outros atrativos do território: património natural e cultural, património arquitetónico e religioso, eventos, entre outros.

Cinco anos de experiência na maior feira nacional de turismo permitem perceber o que mais atrai os visitantes da BTL, o que nos diferencia de outros territórios e a criação de experiências únicas e apelativas.
Assim, o Azulejo volta a estar em relevo através do mural de azulejos da artista plástica Manuela Pimentel, da dinamização de experiências, entre as quais uma oficina de carimbos e uma oficina de postais. A Oficina de Carimbos, adotando alguns dos princípios da pintura em azulejo, desafia o participante a criar representações do património de Ovar através da sobreposição de cores e jogos de rotação ou simetrias. As representações sugeridas são padrões de azulejo, a Varina, Anjos da Igreja de Válega e o Património vareiro (Tanoaria, Júlio Dinis, Chafariz, Capelas dos Passos, etc.). A Oficina de Postais, seguindo a matriz da oficina de carimbos, possibilita a criação de um postal, utilizando ícones do património de Ovar. Após a decoração do postal, deverá ser selecionado um destinatário e registada uma mensagem que será posteriormente (após o final da feira) enviada por correio.

Para promover o Património Gastronómico foram criados dois momentos. No sábado, dia 16 de março, o Museu Etnográfico de Válega proporcionará “Uma Viagem pela Tradição…”, que inclui provas de sabores e Workshop de Rodilhas. No domingo, dia 17 de março, a Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar apresentará “Sabores de Ovar” com várias provas de degustação. Os momentos dedicados ao ex-libris gastronómico vareiro, o Pão-de-Ló de Ovar, farão igualmente parte do programa e são sempre deliciosamente atractivas.

Nesta edição, o stand do Município vareiro será animado musicalmente pelo Grupo de Bandolins de Esmoriz, no dia 16, pelas 16 horas. O Grupo esmorizense atuará ainda, uma hora antes, no stand do Turismo do Centro.

A BTL dedica o dia 14 de março à “ROTA DO NÁUTICO”, através da apresentação da Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP). Participarão nestas apresentações as ENP já certificadas, as ENP em processo de certificação, as manifestações de interesse de constituição de ENP formalizadas até 28 de fevereiro, no qual se inclui Ovar. A ENP de Ovar será apresentada no stand do Turismo do Centro, entre as 13 e as 14 horas, a par de outras ENP da região.

Alexandre Rosas, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Ovar, adianta que “ano após ano, temos vindo a consolidar e a aprofundar a nossa aposta no sector turístico, e a nossa participação na BTL tem igualmente vindo a ser consolidada, fruto da experiência, do conhecimento e do sucesso alcançado nos últimos anos. Assim, conscientes das potencialidades do nosso território e também em resultado do evidente crescimento turístico verificado nos últimos anos, anualmente delineamos uma estratégia turística, na qual se inclui a BTL e que tem vindo a ser melhorada e ajustada, de forma a determos um stand atractivo e dinâmico para os milhares de operadores turísticos e turistas que visitam a maior feira de turismo do país”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo