Opinião

“89 anos a atravessar várias gerações”

Bombeiros Voluntários de Esmoriz assinalam 89 anos de vida

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz assinalou o seu 89º aniversário. A efeméride não é comemorada como é habitual fruto do estado de emergência que vivemos em Portugal e que foi motivado pela pandemia da covid-19.

Coincidência dos factos, no mês que comemoramos os 46 anos de liberdade em Portugal, a população, em geral, vê-se privada de alguma liberdade em termos de contacto pessoal e de liberdade de movimentos. A liberdade de pensamento e de expressão, entre tantos outros direitos, outrora reprimidos, podem felizmente continuar a ser usufruídos por todos nós.

Quis a lei em vigor que nos resguardássemos e evitássemos ajuntamentos. A realidade que vivemos recentemente no concelho de Ovar leva-nos a ter algum recato quanto a festejos mais ou menos efusivos. Não é tempo de festas. Foram muitos aqueles que sofreram e que ainda sofrem devido à pandemia que nos afetou de forma mais particular em Ovar. Até agora, infelizmente, 35 residentes neste concelho não resistiram à pandemia. Os números não foram maiores devido à ação solidária da população que ficou confinada em suas casas, mas também devido ao trabalho intensivo, abnegado e corajoso de tantos profissionais e voluntários de diversas áreas que estiveram no terreno a lidar diretamente com a pandemia.

Neste aniversário, mais do que assinalar a data, queremos prestar homenagem a todos esses profissionais e voluntários, de onde destaco o papel que os Bombeiros Voluntários de Esmoriz que desempenharam bem a sua missão, uma vez mais, e souberam demonstrar que são uma força vital para assegurar o socorro, a segurança e bem estar da população pondo muitas vezes a sua própria vida e dos seus em risco.

São 89 anos em missão. Uma missão que atravessou várias gerações. Gerações essas que sempre souberam ultrapassar as dificuldades e souberam também elevar o bom nome das gentes de Esmoriz, de Cortegaça e de Maceda. É da mais elementar justiça prestar homenagem a todos esses homens e mulheres que se entregaram a esta causa de serviço público e humanitário.

Uma palavra de enorme agradecimento também a todos aqueles que apoiam a AHBVE com os seus donativos. Estou grato por tal ato de generosidade. É também graças a atos valorosos como estes que tenho a esperança num futuro melhor e mais solidário. Foram muitos aqueles nos doaram parte do resultado do seu trabalho em prol desta associação. Foram também muitas as palavras de incentivo e de agradecimento que temos recebido da população, de outras entidades e de responsáveis políticos. Por tudo isto, em nome da AHBVE, estamos-lhes muito agradecidos.

Queria por fim, aproveitar a oportunidade para manifestar ao Comando e a todos os bombeiros do Corpo Ativo, em nome de todos os membros dos órgãos sociais, a nossa gratidão e agradecimento pelo vosso empenho, dedicação e sacrifício pessoal na superação das dificuldades com que nos debatemos diariamente. Um abraço de reconhecimento ao nosso Quadro de Honra, Fanfarra, Nadadores Salvadores, Secção Desportiva, GCI e demais colaboradores pelos serviços prestados.

Quando conseguirmos recuperar, de novo, a liberdade total estaremos cá para festejar com a dignidade e alegria que todos os bombeiros desta corporação merecem. Também nessa altura elevaremos de novo bem alto o nosso estandarte e nos reuniremos de novo para um abraço comum.

Mensagem do Presidente da AHBV Esmoriz – Eng. Fernando Cardoso
Comemorações do 89º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo