Saúde

Ligaram-me do Epi-Asthma! Que sorte, vou participar! – Por Dr. Eurico Silva

Afinal quantas pessoas em Portugal têm asma? E quantas estão com a doença controlada? Estas são as principais questões que este estudo pretende responder e para tal será preciso contactar pessoas com e sem asma, e nestas últimas fazer alguns exames. A USF João Semana é uma das 38 unidades de saúde que irão participar a nível nacional neste estudo. Acreditamos que a nossa participação será importantíssima quer a nível de Ovar, quer a nível Nacional.

Esteja atento (a) porque durante 27 março a 21 de abril poderá receber um telefonema (fixo, telemóvel ou anónimo) em que dirão algo como:

“Estamos a realizar um estudo que pretende determinar quantas pessoas têm asma em Portugal e qual a sua gravidade e para isso precisamos de incluir pessoas com e sem asma.

Neste estudo são realizadas entrevistas telefónicas e exames médicos presenciais gratuitos numa carrinha junto à sua unidade de saúde. Neste sentido para poder participar é necessário que seja capaz de se deslocar e comunicar.

A sua participação é muito importante para a realização deste estudo nacional.

A sua participação neste estudo é voluntária, e caso recuse participar isso não terá qualquer interferência nos cuidados de saúde que recebe atualmente.

Tem interesse em participar?”

Eu diria logo que sim!!!

Podem surgir algumas dúvidas como:

Um familiar que também tem asma/outra doença respiratória/sintomas respiratórios também pode participar?

Resposta: Não é possível a inclusão no estudo de pessoas utentes que não foram selecionadas previamente, de forma aleatoriamente da lista completa de utentes da unidade. Poderá dar-se o caso de o familiar ser incluído (por coincidência), mas não pode ser incluído a pedido.

Este estudo é pago ou é para vender alguma coisa?

Resposta: Este estudo não tem qualquer custo para o utente, nem são vendidos quaisquer tipo de produtos ou serviços.

Quando vão contactar para a entrevista telefónica?

Resposta: Caso diga que sim, entre 1 e, no máximo, 3 semanas a entrevista telefónica será realizada. As chamadas serão efetuadas entre as 8 e as 20h preferencialmente nos dias de semana, mas não se preocupe no caso não poder responder no momento que é contactado, será feita mais de uma tentativa em diferentes horários e a entrevista pode ser reagendada de acordo com a sua disponibilidade. Não retribua a chamada, aguarde ser contactado novamente.

Quando será a avaliação clínica?

Resposta: A avaliação clínica será realizada 1-3 semanas após entrevista telefónica, em data e horário a combinar na entrevista telefónica e a sua disponibilidade será tida em conta.

Serei pago pelas deslocações?

Resposta: No local, pode requerer o reembolso das despesas relacionadas com transporte e estacionamento. Este reembolso será fornecido em formato de cartão presente

Conheça a dimensão deste projeto de investigação em:

https://drive.up.pt/index.php/s/tenjLs9pyobnysd

Faça parte deste grande projeto de conhecimento!

Eurico Silva, Médico de família – USF João Semana e Investigador local do Epi-Asthma

Estudo de prevalência de asma arranca na Região Centro

[give_form id=”70395″]

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo