Cultura

Artista vai distribuir dinheiro no festival Imaginarius para testar submissão ao capitalismo

Um artista suspenso a 20 metros de altura vai distribuir dinheiro real no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira, mediante desafios lançados aos espectadores para testar o seu grau de submissão ao capitalismo.

Integrado no evento que de 22 a 25 de maio levará 43 companhias à referida cidade do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, o espetáculo em causa é “Acts of Liberation / Atos de Libertação” e tem produção do coletivo espanhol Money for Free (Dinheiro de Graça, na tradução do inglês), cujo diretor artístico, Sergi Estebanell, promete para as 18:30 do dia 24 uma intervenção “poético-política” cujo objetivo é “emocionar, quebrar barreiras, capturar o momento presente e promover uma reflexão profunda”.

Na prática, a personagem descrita como “John Fisherman” (João Pescador) estará suspensa de um prédio e, sob uma capa impermeável amarela, sem mostrar o rosto, lançará sobre a multidão uma cana de pesca em que o isco poderá chegar a um total de 200 euros. Enquanto isso, dois outros elementos do coletivo estarão no solo a invetivar os espectadores, para selecionar quem merece receber o montante que o pescador se propõe libertar.

Ler artigo completo in Comunidade e Cultura.

Botão Voltar ao Topo