ComunicadosPolítica

Bloco inclui Ovar no Parque Natural da Região de Aveiro

Foi hoje discutida a proposta do Bloco de Esquerda para a criação de um Parque Natural da região de Aveiro. O projeto de resolução propõe a criação de um Parque Natural que abranja as atuais sete áreas protegidas e classificadas da Ria de Aveiro, rio Vouga, Dunas de São Jacinto e Pateira.

O deputado Nelson Peralta apresentou a proposta para a criação deste parque natural que “permitirá a gestão comum, coerente e integrada destas áreas classificadas do território continental de elevado valor ecológico, estético e paisagístico, e de grande interesse para a conservação da biodiversidade, bem como para a mitigação e adaptação aos efeitos da crise climática”.

Como a proposta refere, um “parque natural é uma área que contenha predominantemente ecossistemas naturais ou seminaturais, onde a preservação da biodiversidade a longo prazo possa depender de atividade humana, assegurando um fluxo sustentável de produtos naturais e de serviços”.

O Bloco de Esquerda espera que a proposta possa na sexta-feira reunir os votos suficientes para ser aprovada, considerando que esta é uma medida essencial para promover e valorizar a região e também para mobilizar fundos para a conservação e para apoio a atividades económicas.

proposta do Bloco de Esquerda prevê a constituição assim de um Parque Natural que abrangeria território terrestre, lagunar e marinho situado nos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar e Vagos. Esta área pode ainda ser aumentada no âmbito da Estratégia Europeia para 2030 tem como objetivo classificar como áreas protegidas 30% do território terrestre e 30% do território marinho.

A discussão do Projeto de Resolução n.º 1372/XIV/2 (BE) – Pela criação do parque natural da região de Aveiro decorreu hoje no Parlamento na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território.

 

A proposta do Bloco de Esquerda prevê a constituição assim de um Parque Natural que abrangeria território terrestre, lagunar e

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo