CulturaPrimeira Vista

“À Mesa com Júlio Dinis” com 18 opções no menu

Em 2022, a Câmara Municipal de Ovar promove a 2ª edição do roteiro gastronómico “À Mesa Com Júlio Dinis”, tendo por base o regresso às vivências e registos gastronómicos recolhidos pelo escritor durante a sua passagem pela então “Villa de Ovar”. De 10 a 14 de novembro, à mesa dos espaços aderentes, o público vai encontrar 18 opções de ementas inspiradas na época “dinisiana”, recriadas sob orientação do Chef Luís Lavrador.

Depois de uma primeira edição que deixou “água na boca” e muito sabores na memória, o roteiro gastronómico “À Mesa com Júlio Dinis” regressa às mesas dos restaurantes do Concelho de Ovar para servir 18 ementas de entradas, carne, peixe, sopas e sobremesas, uma vez mais orientadas pelo Chef Luís Lavrador, numa iniciativa que conta com o apoio do Agrupamento de Escolas Ovar Sul e da SEMA – Associação Empresarial.

Durante cinco dias de roteiro gastronómico, são muitas as oportunidades para degustar uma variedade de menus que começam já a ganhar forma nos workshops de preparação. As opções de pratos vão da enguia frita em molho de escabeche a uma caldeirada com broa esfarelada, passando por um caldo de feijão, pernil crocante, vitela no forno com arroz açaforado e um tradicional Pão-de-Ló de Ovar para a sobremesa. A aposta das recriações culinárias assenta na valorização dos ingredientes, da agricultura doméstica e de produtos do nosso mar.

Movidos pelo sucesso da primeira edição, no primeiro workshop marcaram presença alguns dos restaurantes que participaram na edição anterior e outros novos que já aderiram à iniciativa que, este ano, prevê chegar a mais espaços e clientes. A avaliar pelo resultado visual e pelo empratamento das primeiras receitas confecionadas, o Chef Luís Lavrador garante que “os clientes podem esperar momentos de degustação culinária que são experiências singulares e, até, se possível, irrepetíveis. Optamos por recriar pratos da época, século XIX, tal como Júlio Dinis retratou, não desvirtuando o que seriam os sabores, os alimentos, os produtos e técnicas culinárias, o modo de preparar e de servir.”

Após o balanço positivo feito na primeira edição, Alexandre Rosas, vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal refere “não hesitámos em promover, e até mesmo alargar, a edição deste ano porque acreditamos que é um evento que, realmente, une as pessoas e dinamiza a economia, a cultura, a gastronomia e o turismo. Reforçámos a nossa identidade com este roteiro gastronómico, dentro e fora de Ovar.”

Luís Lavrador garante ainda que a gastronomia é “uma forma de atrair pessoas a vir aos territórios através de receitas genuínas, autênticas, feitas com produtos da terra, que, no fundo, falam a linguagem das pessoas.” Cada restaurante dirá a forma de levar à mesa, aliando apresentação, sabor e aroma, que fazem o sucesso de um prato.

Para o público, ficam os motivos certos para reservar na agenda os dias 10 a 14 de novembro, de modo a poder almoçar ou jantar os pratos do roteiro gastronómico “À Mesa com Júlio Dinis”.

Os próximos workshops vão realizar-se nos dias 20 e 28 de outubro, pelas 16h30, na Escola Secundária Júlio Dinis e os restaurantes ainda se podem inscrever e participar.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo