LocalPrimeira Vista

Abertura da Barrinha de Esmoriz – Esclarecimento

A abertura da Barrinha de Esmoriz levanta sempre questões e suscita dúvidas aos esmorizenses e a todos os que frequentem a praia de Esmoriz, pelo que importa efectuar o devido esclarecimento sobre as causas desta abertura.

Em primeiro lugar, de referir que é um procedimento da inteira responsabilidade da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, apenas monitorizado pela Câmara Municipal de Ovar em estreita articulação com a Junta de Freguesia de Esmoriz, ocorrendo várias vezes por ano.

Trata-se de um procedimento obrigatório que decorre do aumento e acumulação de água e caudal a nascente, que origina inundações e o alagamento de vários terrenos e quintais de habitações próximas.

Apesar de ocorrer nas várias estações do ano, a abertura da Barrinha em plena época balnear suscita mais e maiores preocupações, nomeadamente ao nível de saúde pública, pelo que é hasteada a Bandeira Vermelha, que interdita a praia a banhos até serem realizadas análises à qualidade da água que determinem a possibilidade dos banhos naquela praia. Assim, e atendendo que a presente abertura decorreu esta quinta-feira, o resultado das análises deverá ser conhecido até sábado.

Importa ainda referir que este é um problema que afecta a praia de Esmoriz há dezenas de anos e que, dentro em breve, deverá ser solucionado, uma vez que o início da obra de dragagem e requalificação da Barrinha de Esmoriz, no âmbito do Polis da Ria de Aveiro, está previsto para 16 de setembro de 2016.

Câmara Municipal de Ovar
15.07.2016

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo