CulturaPrimeira Vista

Quem mais escreve para a revista “Dunas” é…

O Padre Manuel Pires Bastos, Alberto Lamy e Joaquim Carvalho são os três autores que mais artigos assinaram ao longo dos 17 anos que leva a revista “Dunas”.

A informação foi avançada pelo vice-presidente Domingos Silva durante a cerimónia de lançamento da última edição do projecto editorial ovarense, na noite de quinta-feira. O autarca defendeu que “devemos puxar por aquilo que fazemos bem e dizer que está bem feito”, vincando ser esse o caso da “Dunas”,

Falando no lançamento da edição de 2017, para uma plateia cheia onde se incluia o antigo presidente da Câmara Municipal de Ovar, Manuel Alves de Oliveira, em cujos mandatos se iniciou a edição da revista, Domingos Silva apontou outras curiosidades, como o facto da revista já ter, desde que nasceu, 1996 páginas, 156 autores e 162 artigos.

Na sessão que decorreu na casa Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Domingos Silva recordou que este projecto editorial da Câmara Municipal de Ovar tem proporcionado “intervenção escrita de âmbito local e regional, de interesse cultural geral, mas muito focada na nossa história e património, com carácter cientifico, a vários autores ovarenses e não só”.

O convidado da sessão de lançamento foi Marco Pereira, advogado natural de Pardilhó, mas também licenciado em História, variante História e Geografia, pela faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Aliás, seria o próprio a recordar a influência que autores vareiros como Monsenhor Miguel de Oliveira tiveram na sua formação e no despertar da curiosidade para a busca de conhecimento relativo à história local dos concelhos de Estarreja e Murtosa, sobre os quais tem trabalho desenvolvido e publicado.

“A obra “Ovar na Idade Média”, do Monsenhor Miguel de Oliveira, ainda hoje é quase um dos meus livros de cabeceira”, confessou Marco Pereira, admitindo uma certa “inveja de Ovar por ter tradição e tanta gente a dedicar-se à sua história”.

O vice-presidente agradeceu o empenho de Ana Paula Reis e António França pelo empenho na presente edição da revista.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo