Opinião

Alexandre de Sá Pinto: Um Busto ou uma Estátua

A opção, implantar um busto ou uma estátua, em Esmoriz, distinguindo quem “tanto deu”, é da responsabilidade da Câmara Municipal de Ovar, depois de, naturalmente, ouvir os técnicos, quanto à forma e ao espaço.
A dignidade não pode nem deve ser ignorada. Vejam-se os bustos em Lisboa (Escola Marquês de Pombal), no Porto (Escola Infante D. Henrique), na Universidade de Coimbra, e uma fotografia na biblioteca da Escola Infante D. Henrique).
E dizemos que a “obrigação” é da edilidade vareira, já que esse compromisso foi assumido, em sessão ordinária da Câmara, no dia sete de Janeiro do ano de 1999.
Da acta 1/99, transcrevemos o que sobre o assunto consta, e que teve origem numa proposta de Artur Ferreira da Silva, que foi subscrita, também, por Dr. João da Silva Natária e José de Sousa Ribeiro.

A proposta é do seguinte teor:
“Alexandre de Sá Pinto nasceu em Gondezende, na freguesia de Esmoriz, a 7 de Dezembro de 1833, sendo um dos 10 filhos de uma família de agricultores de recursos médios.
Como era vulgar no seu tempo, começou a trabalhar muito cedo e não chegou a frequentar a escola.
Ainda antes de cumprir o Serviço Militar ou mesmo de ir à Inspecção, resolveu sair da sua terra e emigrar para o Brasil. Daí foi chamado por um parente já instalado na Argentina, onde se fixou, trabalhou e fez fortuna, tendo falecido em Buenos Aires, com a idade de 90 anos.
Durante todo este tempo de vida de emigrante apenas veio a Portugal por duas vezes.
Teria esquecido o seu País a sua Região ou a sua Terra?
Não! Nem esqueceu o seu torrão natal nem esqueceu as carências que nele se faziam sentir.
Por tal motivo, antes de falecer, fez um testamento que prova bem o seu amor à terra que o viu nascer e a sua vontade de contribuir para superar as deficiências que ele sentira na pele, especialmente no campo da Saúde e do Ensino.
As suas disposições por morte contemplam a Escola Técnica do Marquês de Pombal, em Lisboa, a Escola Técnica do Infante D. Henrique, no Porto e a Universidade de Coimbra.
Das Casas de Beneficiência que contemplou, distinguiu a Misericórdia de Ovar e do Porto, tendo, também, feito generoso legado ao Hospital de Santo António desta cidade.
Em Ovar, existe uma Rua com o seu nome; a Escola Preparatória que começou a funcionar no antigo Hospital da Misericórdia de Ovar teve também o nome de Alexandre de Sá Pinto.
Em Esmoriz, foi-lhe dedicada uma Rua.
No Porto, foi-lhe consagrado o Largo fronteiro à Escola Infante D. Henrique e foi-lhe erigido um busto em Bronze.
Coimbra e a sua Universidade levantaram-lhe um busto em bronze, obra do grande escultor Teixeira Lopes.
A título póstumo, foi-lhe atribuída a Medalha de Ouro da Cidade de Esmoriz, pela Junta de Freguesia da sua Terra Natal.
A quem tão pouco recebeu, em vida, da sua terra natal e tanto lhe atribuiu, em testamento, é evidente que falta algo que manifeste de modo permanentemente visível e em local adequado o agradecimento dos naturais do concelho de Ovar.
Em face de tudo quanto fica escrito, propõem os Vereadores do P.S.D. em exercício na Câmara Municipal de Ovar:
Que seja erigido um busto ou estátua comemorativa desta figura, que é bem um símbolo do valor, da capacidade e do amor à sua Terra ( e suas Instituições), que é apanágio das gentes do concelho de Ovar e, neste caso especial, de Esmoriz;
Que tal busto ou estátua seja implantado na Rotunda que fica fronteira ao recém instalado INTERMARCHÉ, nesta última cidade, de tal modo que fique voltado para a Rua que tem o seu nome, no lugar de Gondezende, onde nasceu.

O senhor vereador Augusto Rodrigues manifestou a opinião de que se trata de uma homenagem justa, parecendo-lhe, todavia, que não será adequado erigir um busto numa rotunda com as características da indicada, uma vez que aquele certamente perderá visibilidade.
O senhor vereador Artur Silva referiu que os técnicos arranjarão, com certeza, a solução que se afigure mais apropriada para o local, socorrendo-se dos elementos disponíveis relativos a esta figura proeminente, designadamente aos raros registos fotográficos, um deles existente na Misericórdia.
O senhor Presidente informou que também existe um busto de Alexandre de Sá Pinto na Faculdade de Direito de Coimbra, referindo, ainda, que a proposta se encontra devidamente fundamentada, pelo que é da mais elementar justiça que o município de Ovar preste esta homenagem a tal ilustre figura.

DELIBERAÇÂO: Deliberado por unanimidade, aprovar a proposta.

Florindo Pinto (Esmoriz)

Na foto o busto de Alexandre Sá Pinto no claustro de baixo dos Gerais (Faculdade de Direito – Universidade de Coimbra) concebido em 1937 por Teixeira Lopes.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo