CulturaPrimeira Vista

Alunos da Católica voltam a recuperar azulejos em Ovar

Acções nas ruas Dr. José Falcão, Alexandre Herculano, Dr. Cunha, Abel Salazar e Vasco da Gama

[themoneytizer id=”16574-1″]

 

As ruas de Ovar – Cidade Museu do Azulejo, Dr. José Falcão, Alexandre Herculano, Dr. Cunha, Abel Salazar e Vasco da Gama, acolhem este mês alunos da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto para a 5ª edição das “Campanhas de Verão”, no âmbito de um protocolo com a Câmara Municipal de Ovar.

As “Campanhas de Verão” destinam-se à conservação e restauro das fachadas tradicionais azulejadas situadas no núcleo histórico da cidade de Ovar. Pretende-se, através de uma estratégia integrada, concertada e imediata, desenvolver com os parceiros que tem colaborado com o município de Ovar, através do ACRA- “Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo”, trabalhos de recuperação e de investigação centrados no património histórico edificado desta área.

Estas campanhas consistem em formações em contexto de trabalho que possibilitam a aquisição de conhecimento e de experiência prática, por parte de alunos, sensibilizando-os ou capacitando-os para a implantação ou a continuidade destas estratégias a outras instituições e empresas, na área da reabilitação de edifícios históricos azulejados.

A “Campanha de Verão” deste ano conta com a participação de três alunos da Licenciatura em “Conservação e Restauro”, da Universidade Católica Portuguesa (Escola do Porto), e de uma aluna da “École de Condé” (Escola Superior privada, de Paris), do “Curso de Conservação do Património”, e irão desenvolver, sob coordenação do ACRA, ações de prevenção, manutenção e recuperação de fachadas tradicionais que se encontram a ser recuperadas no âmbito do “Programa de Apoio à Recuperação de Fachadas do Centro Histórico de Ovar” , das intervenções de restauro do ACRA e do plano de manutenção de reintegrações cromáticas de cinco “fachadas-piloto”, em parceria com a empresa “Arqueologia e Património”.

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo