LocalSlider
Em Destaque

Ovar está de luto: Faleceu o Padre Manuel Pires Bastos

O Padre Manuel Pires Bastos, Pároco de S. Cristóvão de Ovar, faleceu hoje. Ovar está luto.

Manuel Pires Bastos, 85 anos, encontrava-se internado, desde o dia 28 de Outubro, no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira. Tinha sido hospitalizado com sintomas de pneumonia e já na unidade de saúde realizou o teste, que se veio a revelar positivo.

A Câmara Municipal de Ovar decretou Luto Municipal para segunda-feira, dia 9 de Novembro de 2020.

O Padre Manuel Pires Bastos será sempre uma referência que sempre esteve presente com a sua acção e a sua palavra, orientando e confortando, em especial, todos aqueles que mais precisavam.

Natural de Oliveira de Azeméis, Manuel Pires Bastos foi ordenado em 1958 e era pároco de Ovar desde 1975.

Nomeado pároco de S. Cristóvão de Ovar, num momento conturbado da vida local e nacional (após o 25 de novembro de 1975), o Reverendo Padre Manuel Pires Bastos destacou-se na comunidade pelo seu espírito aberto e dialogante, sendo capaz de congregar os seus paroquianos e levar por diante múltiplas atividades em prol do bem comum.

Para além da sua actividade religiosa, o sacerdote renovou o quinzenário “João Semana”, transformando-o num jornal noticioso, participou e dinamizou diversas tradições vareiras, como a Quaresma e os Reis de Ovar.

Licenciado Ciências Históricas, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a história local era uma das suas paixões, publicando artigos com regularidade.

Em 2009, em conjunto com um grupo de voluntários, criou na Paróquia de São Cristóvão o projecto Mãos Solidárias, de apoio alimentar às famílias mais carenciadas. O projecto revestiu-se de grande importância social, tendo tido um papel crucial no pico da pandemia Covid-19 em Ovar, razão pela qual foi distinguido, pela Câmara Municipal, em 25 de julho do corrente ano, com a Medalha de Mérito Municipal Cobre.

As cerimónias fúnebres, reservadas à família, decorrerão em Loureiro, a terra natal do padre Manuel Pires Bastos. A Missa de Sétimo Dia será celebrada pelo Bispo do Porto, Dom Manuel Linda, no próximo Domingo, dia 15, às 11 horas, na igreja de Ovar.

 

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao Topo