Cultura

Alunos de Animação Sociocultural da Escola Coelho e Castro no Imaginarius

Algures em Santa Maria da Feira, surgiu a esplêndida ideia de integrar a participação de uma turma de Animação Sociocultural do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro Fiães no Imaginarius, um Festival Internacional de Rua do mesmo concelho.

Este, em parceria com o Museu Convento dos Lóios, teve início no segundo período do ano letivo anterior, realizado uma vez por semana (às segundas-feiras das 13h40 às 16h50), mas devido ao surgimento da pandemia e à passagem para o ensino online, infelizmente, esta oficina teve de ser interrompida.

Sob orientação do reputado marionetista e encenador Rui Sousa, esta turma desenvolveu um projecto de raiz até ao seu momento final, através de um teatro de marionetas, contando uma lenda secular: “Zelina e Mulley”.
Neste novo ano, 2021, onde os alunos voltaram às suas criativas aulas presenciais, na disciplina de Formação Prática com os professores orientadores Filipe Dias e Maria José Oliveira, retomaram no dia 30 de abril a preparação para este grande festival, agora online através de gravação para a segurança de todos. Em apenas quatro sessões, os talentosos alunos desta escola prepararam-se cuidadosamente, ensaiando, e trabalhando em equipa para que tudo fosse excepcional.

Nesta oficina, primeiro foi necessário a construção completa das marionetas, em seguida o estudo aprofundado do guião e a decisão acerca do papel que cada aluno iria desempenhar, os trabalhosos ensaios, a gravação… e por fim, a melhor parte, o momento em que todos eles se aperceberam que todo o esforço não foi em vão, aquele momento de alívio e extrema felicidade acompanhado do bater das palmas das mãos de cada participante.

Em tão pouco tempo de preparação, estes alunos demonstraram o seu empenho e admiração pelo Imaginarius, e pelo teatro de marionetas, dividindo-se em vários grupos extremamente necessários: os manipuladores; a
narradora da história; a equipa de produção; a de comunicação; e a responsável pela escrita da notícia. Além claro, de todos os outros profissionais para o fabuloso resultado final. Como os vários professores que os apoiaram e transmitiram-lhes confiança, o profissional de gravação, etc.

Esta oficina simplesmente dinâmica e maravilhosa de criação e manipulação de marionetas foi dinamizada por Rui Sousa, da companhia de marionetas Rui Sousa. Os alunos desta turma, agora do 11.º ano, superaram todas as suas expectativas em relação a este projeto, sentindo-se extremamente gratos pela participação neste festival internacional, gratos por todos aqueles momentos de aprendizagem, de trabalho em grupo, gratos por toda a diversão, e até mesmo, claro, gratos por terem confiado na sua turma. Com certeza não se desiludirão com estes.

Sofia Barros
Aluna 2AS
Agrupamento de Escolas Coelho e Castro

Deixe um comentário

https://casino-portugal-pt.com/
Botão Voltar ao Topo